sábado, 2 de abril de 2011

Força Aérea da África do Sul finalmente recebe seus primeiros helicópteros Rooivalk operacionais

A Força Aérea da África do Sul recebeu nessa sexta-feira, dia 1° de abril, seus cinco primeiros helicópteros Rooivalk AH-2A da fabricante Denel. (Foto: SAAF)
Os primeiros cinco helicópteros AH-2A Rooivalk totalmente operacionais foram entregues nessa sexta-feira pela Denel Aviation para Força Aérea da África do Sul (SAAF). Essas aeronaves totalmente operacionais são designadas como Rooivalk Mk 1. Anteriormente, embora os Rooivalks pudessem voar, eles não estavam realmente operacionais e não podiam sem destacados em missões, como por exemplo, para apoiar as operações de paz das Nações Unidas.

“Este é um histórico momento para Denel e mais ainda para todas indústrias fabricantes de avançados equipamentos de defesa da África do Sul,” afirmou o chefe executivo do grupo Denel, Talib Sadik. “O Rooivalk é único e um singular triunfo para a engenharia e fabricação avançada de defesa da África do Sul.”
Ele salientou que o Rooivalk (Penereiro em português, uma espécie de falcão) tem sido um incubador de pesquisa e inovação, incluindo o uso de compostos inovadores, desenvolvimento de aviônicos, sistemas de controle de armas e equipamentos eletro-ópticos.
O desenvolvimento do Rooivalk começou com a fase de projeto em 1984 e o primeiro protótipo, conhecido como XDM, fez seu primeiro voo no dia 11 de fevereiro de 1990. Nos últimos 25 anos do século passado ele foi desenvolvido por engenheiros sul-africanos.
A Denel Aviation permanecerá responsável pela manutenção das aeronaves e para serviços de reparo e revisão. A empresa Denel também vai modernizar outros seis helicópteros Rooivalks para o padrão Mk 1.
Os Rooivalks, que estão agora oficialmente designados como helicópteros de apoio em combate na Força Aérea da África do Sul, vão operar junto ao Esquadrão 16 da Base Aérea de Bloemspruit, próximo a Bloemfontein, na província de Free State. Atualmente, os Rooivalk Mk 1s estão armados com um canhão de 20mm e foguetes não-guiados. O helicóptero pode ainda disparar o míssil Denel Dynamics Mokopa, mas a SAAF ainda não adquiriu essa arma.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: