sábado, 2 de abril de 2011

Aeronaves ISTAR da RAF mantém o céu vigiado sobre a Líbia

As aeronaves E-3D Sentry e Nimrod R1 estão desempenhando um importante papel na operação na Líbia. (Foto: Gareth Horne)
Quando a Resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas foi declarada para estabelecer a zona de exclusão aérea sobre a Líbia, as aeronaves de Inteligência, Vigilância, Reconhecimento & Aquisição de Alvos (ISTAR) foram rapidamente movidas para a região pelo pessoal da Royal Air Force.

Os esquadrões ISTAR, os quais são normalmente baseados na Base da RAF de Waddington, em Lincolnshire, habilmente mudaram o rumo da Operação DEFERENCE, apoiando a evacuação dos cidadãos estrangeiros para o Reino Unido, e na Operação ELLAMY, apoiando a execução de uma zona de exclusão aérea no espaço aéreo líbio.
Os “olhos” ISTAR inicialmente compreendem as aeronaves E-3D Sentry AWACS (Airborne Warning and Control System) do Esquadrão 8 e os “ouvidos” sendo fornecidos pela aeronave Nimrod R1 do Esquadrão 51. As aeronaves Sentries executaram uma tarefa crucial na Operação DEFERENCE como plataformas de comando e controle para as aeronaves de transporte Hercules que pousaram em pistas no deserto da Líbia para resgatar trabalhadores de locais de extração de petróleo, e depois foram destacados para apoiar a Operação ELLAMY.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: