A aeronave KC-45, proposta pela EADS para o programa KC-X, que perdeu para o modelo da Boeing na terceira vez que competiu. (Foto: EADS) |
A empresa manifestou o seu apreço à Força Aérea pela execução da concorrência de acordo com as regras estabelecidas em seu pedido de proposta.
“Embora estejamos obviamente desapontados que nossos homens e mulheres da força não estejam recebendo o avião tanque mais capaz disponível, não vamos adotar qualquer iniciativa que possa atrasar ainda mais a substituição da envelhecida frota de aviões de reabastecimento da Força Aérea”, disse o presidente da EADS North America, Ralph D. Crosby, Jr. “A proposta que apresentamos era substancialmente menor do que a apresentada na última disputa e refletia uma oportunidade de negócio sólida e que garantia um retorno razoável para os nossos acionistas.”
“Nós também estamos orgulhosos de que a nossa participação na disputa tenha resultado em uma economia muito significativa para os contribuintes”, disse Crosby.
A análise da EADS North America indicou que a proposta para o KC-X apresentada pela empresa Boeing era quase US$ 16 bilhões menor para as 179 aeronaves, em comparação com a oferta inicial da empresa para locação dos aviões tanque para a Força Aérea, em 2002, quando foram normatizadas as diferenças na quantidade e as exigências para as aeronaves.
“Muito foi prometido pelo nosso concorrente, a quem felicitamos. No entanto, em caso de falhas na entrega, estamos prontos para tomar parte com um avião tanque operacional e já provado”, disse Crosby.
A Força Aérea dos EUA também confirmou que o avião tanque da EADS North America foi considerado superior em relação à oferta da Boeing quando medido pelo conceito de eficiência em serviço da frota.
“Nós competimos ferozmente e demonstramos mais uma vez por que temos uma reputação junto ao Departamento de Defesa de confiabilidade, qualidade e profissionalismo”, disse o CEO da EADS North America Sean O’Keefe. “Agora nosso foco é nas possibilidades futuras e no nosso crescimento contínuo. Essa experiência reforçou a nossa posição no mercado dos EUA.”
“Vamos continuar nosso diálogo com o Departamento de Defesa para fortalecer nossa competitividade no futuro, ao mesmo tempo aplicando as relevantes lições aprendidas nos Aviões Tanques de Transporte Multimissão A330 previstos para entrega a quatro países aliados dos EUA”, disse O’Keefe.
A EADS North America é fornecedor principal da Guarda Costeira das aeronaves de patrulha marítima HC-144A Ocean Sentry, e dos helicópteros UH-72A Lakota para o Exército e a Marinha. Mais de 150 Lakotas foram entregues a partir do centro de produção de helicópteros da empresa em Columbus, Mississippi, todos dentro do prazo de entrega e de acordo com o orçamento.
Fonte:Cavok.
Nenhum comentário:
Postar um comentário