quinta-feira, 31 de março de 2011

Ministério da Defesa do Reino Unido adia retirada de operação de uma aeronave Nimrod R1

Uma aeronave de reconhecimento Nimrod R1 será mantida em operação na RAF até terminar a crise na Líbia. (Foto: Steve Buckby)
O Secretário de Estado para Defesa do Reino Unido, Dr Liam Fox, confirmou na quarta-feira, dia 30m através de uma carta enviada a House of Commons que pelo menos uma aeronave de reconhecimento Nimrod R1 será mantida em operação na Royal Air Force além da data prevista de retirada operacional que seria hoje, dia 31 de março.

Na resposta, Fox disse: “A decisão original de retirar as aeronaves Nimrod R1 de operação foi tomada em 2008 pelo governo anterior. No entanto, em vista dos atuais eventos na Líbia, uma aeronave Nimrod R1 será mantida na região por até três meses em apoio a Resolução 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Essa é uma decisão pragmática devido a aeronave estar já presente na região, mas está sujeita a uma revisão contínua das exigências operacionais da Aliança.”
Acredita-se que uma das duas aeronaves Nimrod R1 em uso com o Esquadrão 52, a XW664 deva ser retirada de operação, e atualmente está participando da Operação Herrick no Afeganistão, devendo retornar nos próximos dias para o Reino Unido, e a XV249 continuará operando com a Ala Aérea Expedicionária 907 da Base da RAF de Akrotiri, no Chipre, até que a crise na Líbia seja resolvida.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: