Um caça Boeing F/A-18F Super Hornet da U.S. Navy prepara-se para pouso no porta-aviões USS Carl Vinson. (Foto: Kevin Scott / JetWash Images) |
“O tema do F-18 foi tratado. A presidente Dilma Rousseff o citou”, disse à imprensa no Rio de Janeiro o assessor da Casa Branca Dan Restrepo. Ele falava da reunião bilateral entre os dois presidentes no sábado, em Brasília.
O Brasil busca modernizar a sua Força Aérea, e a promoção das exportações norte-americanas para criar empregos nos Estados Unidos é parte central da viagem de Obama ao Brasil, Chile e El Salvador.
“O presidente Obama enfatizou que o F-18 é o melhor avião em oferta. O pacote de transferência de tecnologia é equivalente aos pacotes oferecidos aos aliados ao redor do mundo”, afirmou Restrepo, principal assessor de Obama para a América Latina.
Dilma disse às autoridades norte-americanas neste ano que acredita que o F-18 é o melhor jato entre os três finalistas e que ela vê o acordo como um meio para melhorar as relações comerciais com os EUA.
Ainda, ela pediu garantias escritas de que o Congresso norte-americano não impedirá as transferências de tecnologia que ela quer como parte do contrato para ajudar o Brasil a desenvolver sua própria indústria de defesa.
Duas fontes disseram à Reuters que Obama entregou a Dilma uma carta conjunta de líderes republicano e democrata do Senado, Mitch McConnell e Harry Reid, dizendo que o Congresso respeitará qualquer acordo sobre transferência de tecnologia.
As fontes falaram sob condição de anonimato, já que a conversa foi particular. Uma das fontes acrescentou que uma carta semelhante da liderança da Câmara é esperada nos próximos dias.
O F-18 enfrenta a concorrência do jato Rafale, fabricado pela francesa Dassault, que tinha a preferência do antecessor de Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A sueca Saab também está na concorrência e disse no mês passado que esperava uma decisão do governo brasileiro ainda em 2011.
O contrato para o fornecimento de caças ao Brasil vai ser provavelmente maior dos que os lances iniciais que, segundo a mídia brasileira, ficaram em torno de 4 bilhões a 6 bilhões de dólares. O Brasil poderia comprar mais de cem aviões.
Fonte: Reuters – Alister Bull e Brian Winter
Um comentário:
to com os f18 e não abro mão rs
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