domingo, 10 de janeiro de 2010

AC-130 Spectre/Spooky - Gunship


Tipo: Avião de Artilharia Aerotransportada
Fabricante: Lockheed e Boeing
Primeiro voo: AC-130A: 1966 / AC-130U: 1990
Inicio do serviço: AC-130A: 1968 / AC-130U: 1995
Status: Ainda em uso
Primeiro usuário: USAF
Total produzido: 43
Custo unitário: AC-130H: US$132.4 milhões / AC-130U: US$190 milhões
Desenvolvido a partir: C-130 Hercules
Tripulação: 13 (piloto, copiloto, navegador, oficial de controle de tiro, oficial de guerra eletrônica, engenheiro de voo, operador de tv, operador de infravermelho e 5 operadores das armas)
Comprimento: 29.8 m
Envergadura: 40.4 m
Altura: 11.7 m
Aréa das asas: 162.2 m²
Peso carregado: 55,520 kg
Peso máximo de decolagem: 69,750 kg
Motores: 4× Allison T56-A-15 turbopropulsores, 4,910 shp (3,700 kW) cada
Velocidade máxima: 480 km/h
Raio de ação: 4,070 km
Altitude de serviço: 9,100 m
Armamentos: AC-130U "Spooky" 1 canhão de 25 mm, 5 metralhadoras giratórias GAU-12/U,
1 canhão de 40 mm L60 Bofors e 1 canhão de 105 mm M102

A armas do AC-130 que os americanos estão usando para operações especiais no Afeganistão, foi projetada para a sustentação próxima das forças em terra. O C-130 Hercules é um avião lento atinge a velocidade de 480 km/h, mas tem uma grande autonomia de voo, cerca de 4000 km, sem precisar reabastecer e pode voar sobre uma área de combate por cerca de uma hora. Os AC-130s são operados pela Força Aérea Americana, o Grupamento de Operações Especiais, baseado no campo de Hurlburt, Florida. Do lado esquerdo da fuselagem existem dois canhões de 40mm ou um de 25mm Gatling que pode atirar até 1.800 tiros por minuto, dependendo da versão, e os canhões de 40mm e 105mm, totalmente computarizado, embora baseado em um avião Hercules de transporte velho, o AC-130 tem um dos sistemas de armas mais complexos entre os aviões. Usa sensores de TV, infravermelhos e radar para encontrar os alvos em terra, mesmo durante a noite. Os computadores de escolha de objetivos podem seguir dois alvos separados com dois sensores diferentes e usar duas armas diferente para o tiro. A versão mais nova é o AC-130U II Spooky, tem duas vezes a capacidade de munição. Embora considerado uma máquina bem sucedida, foi usado recentemente nas operações no Panamá, Grenada, Guerra do Golfo e na Bósnia, sua lentidão e baixa altitude de ação, deixam o vulnerável a artilharia terrestre. Tem um sistema de chaff e flare, para dispistar misseis teleguiados por infravermelho. Há proteções térmicas sob os motores para tentar dimunuir a emissão de calor. Contudo, um AC-130 derrubado no Iraque por um míssil terra-ar, outro perda recente foi na Somália quando, houve a explosão de um dos canhões durante o uso. Usado à 21 anos os AC-130, são aviões pesadamente armados, com sensores, navegação e sistemas de tiro sofisticados, fornecendo poder de fogo e saturação cirúrgica da área, podendo ficar sobre o alvo por cerca de uma hora, de dia ou a noite, e em qualquer condição climática. Os sensores permitem que identifiquem visualmente ou eletronicamente as forças em terra e alvos, em qualquer altura. O AC-130 tem uma história de combates durnate a Guerra do Vietnã, destruíram mais de 10.000 caminhões e participaram de muitas missões de apoio aéreo, durante salvamentos. Participou de conflitos em Grenada no ano de 1983 no Panamá em 1989, durante a Tempestade do Deserto, em apoio a OTAN na Bosnia-Herzegovina, em 1997 na Itália durante a evacuação de americanos na Albânia, em 1998 para convencer o Iraque a aceitar os inspetores da ONU e recentemente, os aviões foram empregados na sustentação das operações, fornecendo reconhecimento armado, interdição e sustentação das tropas em terra, no Afeganistão e Iraque.
 


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