A aeronave Gripen alcançou um marco importante no segundo trimestre de 2011 quando ultrapassou as 150.000 horas de vôo sem ter sofrido um acidente ou incidente relacionado ao único motor do Gripen. Este foi o resultado de um trabalho pró-ativo e metódico entre a Volvo Aero, a Saab, a FMV (Agência Sueca de Material de Defesa) e as diversas forças aéreas que operam o Gripen.
O Gripen estará em serviço por mais 30 anos e a Volvo Aero está trabalhando continuamente para ver como o RM12 podem ser desenvolvido no futuro.
Relacionado ao empuxo produzido, o objetivo é aumentar de 2% a 15%, dependendo das exigências dos clientes. Esse aumento será alcançado através do desenvolvimento em três áreas principais:
- Novo controle do motor.
- Um novo ou modificado fan, que vai proporcionar um aumento do fluxo de ar através do motor. Isso está relacionado ao design aerodinâmico avançado e aos chamados blisks (discos de lâmina).
- Uma nova turbina com materiais capazes de suportar temperaturas mais altas, com um fluxo de resfriamento aumentado. Os engenheiros da Volvo Aero vão conseguir isso adaptando e modificando uma versão mais recente da turbina da General Electric.
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