segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Japão pede que Rússia pare de realizar voos “provocativos” com seus bombardeiros

Um bombardeiro estratégico russo Tu-95 é acompanhado em voo por um caça F-15C Eagle da Força Aérea dos EUA sobre a região do Estreito de Bering.
O Ministro de Relações Exteriores do Japão, Koichiro Gemba pediu a Rússia nessa sexta-feira que parem de realizar ações militares “provocativas”, um dia depois de seus bombardeiros voarem mais uma vez ao redor do Japão.

Gemba disse que expressou preocupação do Japão em relação ao voo de dois bombardeiros russos Tupolev Tu-95MS na quinta-feira, quando falou por telefone com seu colega russo, Sergei Lavrov.
“Pedi que se abstenha (Rússia) de tomar medidas provocativas”, disse Gemba em uma entrevista coletiva.
Embora notando que o vôo não violou o direito internacional, Lavrov disse que a Rússia está pronta para fornecer informações para o Japão, se necessário, de acordo com Gemba.
No começo do dia, o chefe de Gabinete Osamu Fujimura disse que não é a primeira vez que aviões russos voaram ao redor do Japão, mas observou que o incidente de quinta-feira foi incomum porque os bombardeiros sobrevoaram uma longa distância e foram reabastecidos no ar.
O Ministério da Defesa russo reconheceu que os bombardeiros sobrevoaram o Oceano Pacífico e outras áreas por cerca de 19 horas, mas disseram que não violaram o espaço aéreo estrangeiro, segundo um relatório da agência de notícias Interfax.
Durante a conversa telefônica de 30 minutos, Gemba, que se tornou o novo ministro de relações exteriores do Japão na semana passada, também disse que é “essencial para resolver as questões territoriais e assinar um tratado de paz do pós-guerra” para o desenvolvimento de laços entre os dois países.
Lavrov respondeu que a Rússia vai “continuar o diálogo” com o Japão sobre o tratado.
A disputa territorial sobre as ilhas de Etorofu, Kunashiri e Shikotan, bem como o grupo de ilhotas Habomai, que foram tomadas pela União Soviética após a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial em 15 de agosto de 1945, tem impedido os dois países de assinarem um tratado de paz pós-guerra.
As ilhas são conhecidas no Japão como Territórios do Norte e na Rússia como as Kurils do sul.
No final do dia, o Ministério da Defesa russo disse que quatro navios militares passaram por águas internacionais, passando pelo Estreito de Hokkaido para o Mar do Japão com destino ao Mar de Okhotsk.
É raro para tais navios rumarem em conjunto através do estreito.
Cerca de 20 outros navios também seguiram para o estreito do Mar do Japão, informou o ministério.
As embarcações são esperadas para realizarem exercícios no mar de Okhotsk.

Fonte: Mainichi Japan – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: