segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Custo unitário do JSF tem várias estimativas, mas nenhum número sólido

A aeronave F-35A "AF-02" durante voo de testes sobre a Califórnia. (Foto: JSF)
Qual é o custo unitário real do caça F-35 Lightning II Joint Strike Fighter? Embora tanto o escritório do programa JSF como o Gabinete do Pentágono de Avaliação de Custos e Avaliação de Programas terem estimativas dos custos de produção do F-35, eles não podem compartilhar esses dados, pois as duas estimativas ainda têm que ser conciliadas, conforme disse um membro do programa JSF. Além disso, como o Departamento de Defesa está analisando vários números de produção total, enquanto o Pentágono desenvolve seu orçamento fiscal de 2013, essas estimativas podem mudar.

E isso está acontecendo, enquanto o Pentágono pesa vários cortes possíveis no programa, que possam surgir durante as deliberações do orçamento.
O funcionário também disse que, enquanto eles têm estimativas, não há nenhuma maneira de saber o custo real da aeronave, até que o programa começe a construir os jatos.
Uma coisa é clara: o preço de um modelo de produção da versão da Força Aérea, o F-35A, não é necessariamente os US$ 65 milhões de 2010, conforme funcionários da Lockheed Martin têm repetidamente afirmado.
“A média estimada do custo unitário fly away do caça F-35A é de aproximadamente US$ 65 milhões em 2011″, disse a porta-voz da Lockheed Laurie Quincy, reiterando a afirmação da empresa num e-mail datado de 31 de agosto de 2011.
“Isto está de acordo com os atuais custos de um caça de quarta geração, que não incluem pods de designação, bloqueadores, os sistemas de contramedidas, suites de guerra eletrônica, tanques de combustível, sistemas de busca e rastreamento infra-vermelho, dispositivos de visão noturna, capacete e outros sistemas”, escreveu ela .
No entanto, de acordo com um relatório do Teal Group de Fairfax, Virgínia, a partir de 2011, o escritório de avaliação de custos do Pentágono estimou um custo unitário de US$ 92 milhões em 2002, o que equivaleria a cerca de US$ 111 milhões em 2011.
Um funcionário do escritório do programa JSF disse que os 65 milhões dólares americanos que a Lockheed informa sendo o preço é “falso” porque o número não inclui o motor Pratt & Whitney F135 que equipa o jato.
Além disso, ele disse que o escritório do programa pediu repetidamente a empresa para parar de usar a cifra de US$ 65 milhões.
Mas uma fonte da indústria negou a declaração do oficial do JSF, e disse que o valor informado pela Lockheed de 65 milhões dólares não inclui o motor, mas é uma média calculada caso os EUA adquira as 3.163 aeronaves projetadas.
O motor custa cerca de 11 milhões dólares uma vez em taxa plena de produção, disse o analista do Grupo Teal, William Storey.
“O objetivo é fazer com que os preços unitários chegem a US$ 10 milhões, dos US$ 11 milhões atuais, e parece razoável no longo prazo”, disse ele.
No orçamento fiscal de 2011, o custo do motor está informado em US$ 13 milhões.
A porta voz da Pratt & Whitney, Stephanie Duvall, se recusou a confirmar o preço do motor, dizendo que os dados são “informações confidenciais compartilhadas entre a Pratt & Whitney e os nossos clientes.”

Fonte: NavyTimes – Tradução: Cavok

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