segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Força Aérea da Suíca vai decidir seu novo caça ainda este ano

Um caça Dassault Rafale decola na Suíça para uma demonstração.
O Conselho Federal Suíço quer tomar a decisão de seu novo avião de caça no próximo trimestre. Os resultados da avaliação ainda permanecem confidenciais. No entanto, o resultado acabou de vazar para imprensa, de acordo com a publicação Tages Anzeiger. Concorrem os caças Rafale da França, o sueco Gripen e o Eurofighter Typhoon da EADS.

A compra de novos caças para as forças armadas suícas longo e complicado. Três fornecedor de caças foram convidados para a competição. Após a avaliação estar concluída, a decisão de aquisição foi adiada por anos. Agora a decisão ficou apenas com duas aeronaves que estão competindo de igual para igual.
O caça mais barato, portanto, claramente teria perdido a competição. Com os caças Rafale, a fabricante francesas Dassault ganhou o processo. Logo em segundo lugar veio o caça Eurofighter do grupo europeu de defesa EADS, que envolve os países da Grã-Bretanha, Itália, Alemanha e Espanha.

Aquisição Acelerada

Um caça Eurofighter Typhoon da Luftwaffe. (Foto: KEYSTONE/Sigi Tischler)
  O órgão de avaliação da armasuisse (Forças Armadas da Suíça) emitiu notas entre um e dez. O Gripen sueco recebeu apenas a metade dos pontos recebidos pelos caças Eurofighter e Rafale. As notas exatas permanecem em segredo.

Um caça suexo Saab JAS39 Gripen. (Foto: KEYSTONE/Urs Flueeler)

Durante os debates no Conselho Nacional realizados na quarta-feira, relativos a aquisição acelerada dos aviões de combate, os três fornecedores agora intensificaram os esforços de sua publicidade. A empresa de defesa sueca Saab destacam o preço mais barato, que é substancialmente menor do que os cerca de cem milhões de francos, que a EADS e Dassault exigem por aeronave.
A Dassault reabriu seu escritório de ligação em Berna, depois de ter fechado ela há um ano. E a EADS decidiu a curto prazo participar de um show aéreo em Valais.
O Conselho Federal deve declarar oficialmente a decisão já no mês de outubro, sobre qual será a nova aeronave adquirida em 2012 e que será apresentada na proposta ao Parlamento.

Fonte: Tages Anzeiger – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: