terça-feira, 31 de maio de 2011

Sistema Harfang da Força Aérea Francesa atinge a marca de 400 missões e 4.000 horas de voo no Afeganistão

As aeronaves não tripuladas Harfang da Força Aérea Francesa são baseadas no modelo Heron da fabricante israelense IAI, e estão operando a partir da Base Aérea Bagram, próximo a Kabuk. (Foto: MoD France)
Destacados desde fevereiro de 2009, o destacamento da Força Aérea Francesa na Base Aérea de Bagram, Afeganistão, opera com os veículos aéreos não tripulados de média altitude/longa duração (MALE), chamados de Harfang. No dia 26 de maio de 2011, os veículos completaram sua 400 missão sobre o Afeganistão em apoio a Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF), ultrapassando na ocasião a simbólica marca de 4.000 horas de voo.
Um veículo aéreo não-tripulado Harfang chega para pouso na Base Aérea de Bagram, Afeganistão. (Foto: Armée de L'air)

O Sistema Harfang é uma aeronave de reconhecimento, vigilância e inteligência não tripulado e não armado, remotamente controlado pelas trpulações com conhecimento em aeronaves de caça, transportes ou de navegadores. No Afeganistão, eles voam diariamente beneficiando todos militares franceses e de forças estrangeiras da coalizão.

Tendo um veículo aéreo que pode permanecer por muito tempo em voo e sendo de baixa detecção, e que pode observar em tempo real em grandes distâncias, de dia ou noite, é uma grande ferramenta para as forças terrestres destacadas no Afeganistão. A vigilância de vilarejos e redondezas, comboios de suprimentos, busca por explosivos improvisados, identificação e observação de zonas de pousos de helicópteros, apoio direto às tropas em contato com o inimigo, e mais tantas outras missões são as várias tarefas operacionais dos veículos.

O destacamento Harfang consiste de cerca de 40 pessoas, incluindo treze mecânicos e nove membros da tripulação, compreendendo pilotos, oficiais de inteligências e analistas de imagens. Além disso existem 18 pessoas de apoio para logística, comunicação e administração.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: