terça-feira, 31 de maio de 2011

Caças Gripen da República Tcheca durante o Tiger Meet 2011 na França

Um caça JAS39 Gripen C do 211º Esquadrão Tático de Caça da Força Aérea da República Tcheca, pintado com um esquema de cores Tigre para o Tiger Meet 2011. (Foto: NTM 2011)
Em maio, quatro caças JAS39 Gripen do 211º Esquadrão Tático da Base Aérea de Caslav, na República Tcheca, participaram do NATO Tiger Meet 2011.
Dois caças Gripen da República Tcheca taxiam na Base Aérea de Cambrai, na França. 
Um caça Gripen do 211º Esquadrão Tático da República Tcheca decola para mais uma missão durante o NATO Tiger Meet 2011.
 O exercício ocorreu na Base Aérea de Cambrai, na França, e é um dos maiores exercícios aéreos realizados na Europa. O esquadrão de caças Gripen defendeu sua vitória do ano passado quando venceu o Silver Tiger Award, e também nesse ano ficou entre os melhores esquadrões.
Os caças tchecos Gripen foram pintados especialmente para o Tiger Meet.
 O NATO Tiger Meet não é apenas sobre aeronaves ou pilotos. Ele permanece sendo um sistema sofisticado de modernos caças supersônicos controlados pelos pilotos mais bem treinados, com o apoio de uma equipe técnica competente e qualificada. O piloto tcheco de caça Gripen, Tenente Milan Nykodym, foi um dos participantes do NATO Tiger Meet 2011.
Em 2010, o esquadrão de caças tchecos Gripen foi o vencedor do Tiger Meet.
 “Nós treinamos juntos com caças F/A-18 Hornet da Força Aérea da Suíça e com caças F-16 Fighting Falcon com insígnias da Grécia e Turquia”, disse ele.
O Tiger Meet reune membros das unidades que possuem tigres ou felinos nos logos e insígnias.
 O 211 Esquadrão Tático provou suas qualidades em dezenas de duelos aéreos simulados, em operações de resgate em apoio a pilotos abatidos, na busca e destruição de importantes alvos de oponentes próximos, e enquanto protegia helicópteros que transportavam paraquedistas.
A República Tcheca levou quatro caças Gripen para o Tiger Meet 2011.
 “Durante o exercício, dois caças Gripen da República Tcheca decolavam no início da manhã na França e durante a tarde realizavam missões de combate numa formação com quatro aeronaves. Todas demonstrando as grandes capacidades do caça Gripen”, continua ele.
A equipe do 211º Esquadrão Tático de Caça da Força Aérea da República Tcheca celebra o encerramento do NATO Tiger Meet 2011.

A NATO Tiger Association (NTA) junta todas as unidades pelo mundo que possuem um tigre ou um grande felino como logo ou emblema. O exercício internacional de grande escala NATO Tiger Meet tem a intenção de reforçar os laços entre seus membros, em grande maioria de nações europeias.

Fonte: Gripen International – Tradução: Cavok – Fotos: Milan Nykodym e Josef Loncák (www.afbcaslav.cz)

Nenhum comentário: