sexta-feira, 20 de maio de 2011

Saab vai investigar denúncia de pagamento secreto em negócio dos Gripens na África do Sul

Um caça JAS39 Gripen D da Força Aérea da África do Sul (SAAF). (Foto: Gripen International)
A fabricante sueca de defesa Saab anunciou que pretende investigar novas denúncias de que um pagamento secreto de mais de 50 milhões de coroas suecas que foram pagas a um consultor no negócio para vender caças JAS39 Gripen para África do Sul. Respondendo à acusação que surgiu em um programa transmitido pela TV4, a Saab disse que era incapaz de encontrar qualquer informação sobre esse pagamento.


“Nós precisamos analisar mais profundamente sobre isso e nós estamos analisando seriamente isso”, disse o CEO da Saab, Håkan Buskhe a agência de notícias TT.
TV4 Nyheterna e Kalla Fakta, as principais atrações e programas de atualidade da emissora, ficaram sabendo do acordo feito entre a Sanip, subsidiária da Saab na África do Sul, e o conselheiro chave Fana Hlongwane.

Sanip é uma parceria entre a Saab e a britânica BAE Systems. Embora a empresa seja 100% controlada pela Saab, a empresa sueca de defesa argumentou que a BAE efetivamente controla a Sanip por conta própria.

O acordo entre o chefe da Sanip, Bernard Collier, e Hlongwane foi assinado no dia 10 de setembro de 2003. Ele dá ao sul africano o direito de tirar um salário e um bônus de pelo menos US$ 8 milhões na conclusão do principal negócio de armas feito.
Segundo um comunicado do banco, a Sanip pagou um total de cerca de 50 milhões de coroas suecas em 19 ocasiões entre 2003 e 2005, de acordo com a TV4 / Kalla Fakta.

Além disso, os documentos mostram que mais 30 milhões estão previstos para ser desembolsados ??este ano.

As novas informações sobre o negócio da África do Sul vem após a visita do CEO da Saab, Håkan Buskhe no Brasil, na tentativa de tentar vender a nova geração de caças Gripen NG.

Na terça-feira à noite Buskhe assistiu a um seminário organizado pelo governador de São Paulo.
Buskhe disse ao repórter da TT que a empresa não conseguiu achar qualquer prova de que o dinheiro havia sido pago.

“Não podemos achar que nós fizemos todos os pagamentos da empresa para essa pessoa. Precisamos olhar mais profundamente sobre isso e estamos procurando seriamente encontrar isso”, disse ele.

“Nós não temos nenhuma razão para jogar qualquer jogo de esconde-esconde”, disse ele.

O primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt, foi cauteloso ao comentar sobre o novo material.

“Nós aprendemos a distinguir entre as alegações e o que é legalmente punível. Assim, você sempre pode legalmente examinar o que poderia ter sido feito para encontrar possíveis erros. Se você tem informações desse tipo, deve ser razoavel que a empresa que tenha sido identificada, que também começe a responder por ele.

As alegações de que a Saab é suspeita de ter subornado Hlongwane não é novidade. Investigações criminais foram iniciadas nos três países envolvidos mas até agora não levou em qualquer lugar.

Fonte: Local.se – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: