sexta-feira, 20 de maio de 2011

Japão poderá retirar o F-35 de sua lista de finalistas para novo caça

O caça F-35A da Lockheed Martin, que o Japão poderá ter que abrir mão depois de sucessivos atrasos no desenvolvimento. (Foto: JSF)
O Japão pode desistir da opção dos caças F-35 numa lista de finalistas para o próximo caça do país devido a um atraso acentuado no plano de desenvolvimento do modelo, como a agência Kyodo informou nesta sexta-feira citando fontes diplomáticas e de defesa.


Os testes operacionais do caça stealth F-35 – sendo desenvolvido pela Lockheed Martin Corp e os países Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Turquia, Canadá, Austrália, Dinamarca e Noruega – não estão previstos para começar até 2017 e isso não iria satisfazer o desejo do Japão de receber os primeiros caças do tipo em março daquele ano, segundo a Kyodo.

O desenvolvimento do caça multi função F-35 Joint Strike Fighter, deve substituir vários aviões nas frotas militares dos Estados Unidos e de seus parceiros, e tem sido prejudicado por atrasos e altos custos.

Se o Japão retirar o F-35 de sua lista, ela será reduzida ao modelo Boeing F/A-18 Super Hornet e ao Eurofighter Typhoon. O Eurofighter é um consórcio de quatro nações da EADS, que representam a Alemanha e Espanha, a BAE Systems da Grã-Bretanha e a Finmeccanica italiana.
O Eurofighter Typhoon, utilizado por países da OTAN e da Arábia Saudita, seria o primeiro caça europeu a voar no Japão.

Mas as fontes analisam que o Japão, que tem enfatizado a coordenação com as forças dos EUA, poderia escolher o F/A-18, segundo a Kyodo.

O Japão está buscando fazer a seleção no final do ano. O novo caça irá substituir os antigos caças F-4 Phantom da Força de Auto-Defesa Aérea do Japão (JASDF).

Fonte: Reuters – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: