domingo, 8 de maio de 2011

Motores do A400M Grizzly são certificados na Europa

O motor EP400-D6 que equipa a aeronave Airbus A400M, recentemente certificado pela EASA. (Foto: EPI Europrop International)
A EPI Europrop Internacional (EPI) recebeu a certificação de tipo da European Aviation Safety Agency (EASA) para o motor turbohélice  TP400-D6 que equipa as aeronaves de transporte militar Airbus A400M. É o primeiro grande motor turboélice a ser certificado pela EASA e primeiro motor militar que foi certificado pela EASA para operações civis desde seu projeto.

A certificação conclui as aprovações de aeronavegabilidade feitas pela EASA e é o resultado de uma série intensiva de testes de resistência, segurança e desempenho. Desde que o primeiro motor funcionou no final de 2005, o TP400 completou todos os grandes testes de desenvolvimento, bem como a realização de mais de 12.000 horas de funcionamento, cerca de 8.000 dos quais vieram durante o programa de ensaios em voo do A400M.
Durante os testes de desenvolvimento, o motor demonstrou desempenho operacional excepcional ao nível do mar e nas condições de altitude. Também demonstrou a sua capacidade de lidar com a colisão de pássaros, gelo e ingestão de água. O teste foi realizado em uma variedade de altitudes em céu abert e nas instalações internas em seis locais em toda a Europa – Ludwigsfelde na Alemanha, Istres e Saclay, em França, Ajalvir e Moron na Espanha e Liers na Bélgica. Além disso, a integração e o desempenho do motor em voo inicial também foi testado em um voo de teste da aeronave de testes no solo da Airbus Military na Marshall Aerospace no Reino Unido.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: