terça-feira, 10 de maio de 2011

Líbia: Noruega vai reduzir contribuição militar se a operação continuar

Um caça F-16 da Real Força Aérea Norueguesa decola de Creta para uma missão sobre a Líbia.
A Noruega, que participa com seis caças F-16, nas operações da OTAN contra a Líbia, reduzirá o nível da sua contribuição militar, se a intervenção continuar além de 24 de junho, anunciou nessa segunda-feira, a sua ministra da Defesa, Grete Faremo.

“A Noruega contribuiu muito na fase inicial da operação “, declarou Faremo, durante a sua intervenção perante o Parlamento.
Para a ministra, se a OTAN prosseguir com a operação para além de 24 de junho, uma contribuição eventual da Noruega seria menor que a atual, destacando que o seu país continuará a apoiar a implementação da resolução 1973, do Conselho de segurança da ONU.
A Noruega participa da missão na Líbia, liderada pela OTAN, com seis caças F-16.

A Noruega, foi um dos primeiros países a se juntar as operações militares lançadas contra a Líbia, concebidas, inicialmente, para um período de três meses.
Até essa segunda-feira, os F-16 noruegueses, baseados em Creta, efetuaram 315 missões e lançaram um total de 289 bombas sobre alvos móveis, como blindados, e fixos, como os centros de comando ou depósitos de armas, segundo o ministério da Defesa.
O custo dessa contribuição é estimado até o momento, em 261 milhões de coroas norueguesas (33,2 milhões de euros).

Fonte: AngolaPress

Nenhum comentário: