A aeronave de inteligência Firebird da Northrop Grumman. (Foto: Northrop Grumman/Tanner Yaberg) |
O Firebird oferece um grande compartimento de carga interna e uma capacidade de operar múltiplos sensores de inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e de comunicação de forma simultânea através de uma interface universal. O sistema é projetado para ser levado como uma aeronave tripulada e também não-tripulada.
Enquanto liderava o programa Firebird, a Northrop Grumman desenvolveu a arquitetura de um sistema não-tripulado, e sistemas de controle e de missão. A empresa escolheu a Scaled Composites para projetar, construir e testar o avião – com o primeiro voo ocorrendo apenas 12 meses após a discussão do conceito inicial.
A interface universal Firebird é similar ao de conectar um cartão de memória em um computador pessoal que é reconhecida automaticamente, sem necessidade de carregar softwares adicionais.
Desde o início, o Firebird foi projetado para ser voado com uma tripulação, mas pode ser rapidamente modificado para a opção não-tripulada, uma forma opcional desenvolvida desde o começo do projeto.
Fonte:Cavok
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