terça-feira, 10 de maio de 2011

Israel deverá receber seus caças F-35 somente em 2018

Israel deverá receber o primeiro de 20 caças F-35 encomendados somente em 2018. (Foto: Lockheed)
Israel poderá ter o seu primeiro caça F-35, visto como uma forte arma de defesa contra o Irã, apenas em 2018 devido a atrasos de produção, disse um jornal israelense nesta segunda-feira.

Mas o jornal Haaretz disse que é improvável que Israel compre jatos da fabricante rival norte-americana Boeing como uma solução tapa-buracos.
Israel comprou cerca de 20 caças stealth Lockheed Martin F-35, juntamente com equipamentos auxiliares, por US$ 2,75 bilhões no ano passado, dizendo que a entrega iria começar em 2016 ou 2017. Falhas de programação e orçamento podem ter adiado em um ano as entregas, disse o Haaretz. O jornal citou Ehud Shani, diretor-geral do Ministério da Defesa de Israel.
“Eu não estou nervoso com isso”, disse Shani, acrescentando que viu um benefício na oferta de Israel pela incorporação de produtos de sua própria indústria de guerra eletrônica, comunicações e outros sistemas high-tech sendo integrados no F-35, que também é conhecido como o Joint Strike Fighter (JSF).
“Isso pode realmente servir os nossos interesses. Sou a favor de uma aeronave como maior número de sistemas feitos em Israel quanto possível”, disse ele.
Autoridades dos EUA em geral se opõem as alterações propostas por ser excessivamente onerosa e potencialmente contra o ritmo de produção.
“No calendário original, foi alegado que não houve tempo” para integrar esses sistemas no caças F-35 israelenses, disse Shani. “Vamos ouvir as suas conclusões e eu espero que um diálogo com os norte-americanos sobre o novo calendário e as mudanças.”
Os atuais caças da Força Aérea de Israel são principalmente Lockheed F-16 e Boeing F-15.
Boeing fez pressão para Israel comprar mais caças F-15s, mas Shani classificou como “não relevante” a possibilidade de que tais jatos fossem adquiridos devido ao atraso dos F-35s.
Haaretz disse que o Estado judeu esperava um ritmo mais rápido de entrega uma vez que o primeiro F-35 chegou, e, eventualmente, até o final desse ano mais 10 deles serão entregues. Israel foi o primeiro país fora do grupo desenvolvedor da aeronave F-35 a adquirir o caça, que são os países: Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Turquia, Canadá, Austrália, Dinamarca e Noruega. Os países, fora os EUA,  deverão comprar cerca de 730 jatos.

Fonte: AlertNet – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: