Os jatos executivos leves Phenom 100 e Phenom 300 da Embraer. (Foto: Embraer) |
“A Embraer está muito satisfeita em oferecer soluções de suporte para atender às demandas dos clientes”, disse Sérgio Cunha, Gerente Sênior de Suporte às Operações de Voo da Embraer – Aviação Executiva. “Com o iPreFlight, temos certeza que os clientes terão a melhor ferramenta de operações de voo disponível, o que tornará a experiência com nossas aeronaves cada vez melhor e mais agradável.”
Este é muito mais que um simples aplicativo. É um pacote completo de desempenho para utilização no iPad. O software usa informações de desempenho certificadas e aprovadas pelas autoridades de certificação brasileira (ANAC), norte-americana (FAA) e européia (EASA). O aplicativo estará disponível a partir do Apple App Store e requer assinatura feita diretamente com a APG, que oferece uma versão experimental gratuita por tempo limitado.
O iPreFlight permite aos operadores executar funções cruciais, como otimizar a carga paga da aeronave para cada pista utilizada; calcular o desempenho de decolagem com base no amplo banco de dados de aeroportos, desenvolvido pela APG, considerando obstáculos; acessar informações como NOTAM e METAR de todos os aeroportos na rota em questão, assim como mapas e cartas aeronáuticas; baixar e armazenar cartas de aproximação e diagramas de aeroportos e ler informações atualizadas sobre as condições meteorológicas.
“O iPreflight consolida várias funções pré-vôo em um único programa, assegurando não só limites de desempenho de pouso e decolagem precisos e carregamento seguro da aeronave, Europa, Oriente Médio e África mas também permitindo que os pilotos calculem rapidamente a carga paga disponível e o combustível requerido para vôo”, disse Rogers Hemphill, co-fundador da APG.
O aplicativo iPreFlight estará disponível inicialmente para os clientes dos Phenom 100 e Phenom 300 na América do Norte, mas em breve será oferecido em outras regiões. A Embraer e a APG planejam disponibilizar esta ferramenta para todo o portfólio de jatos executivos da Embraer até o final deste ano.
Sistema AHEAD
Numa outra notícia divulgada na EBACE 2011, a Embraer informou que agora oferece o sistema AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis) para clientes dos jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. O serviço foi desenvolvido para auxiliar as decisões relativas à manutenção e às operações, por meio da integração dos sistemas embarcados da aeronave, conectividade, publicações técnicas e aplicativos de rede.
“A Embraer tem o comprometimento de disponibilizar soluções robustas de serviço para atender aos clientes. O AHEAD consolida a experiência da aviação comercial adaptada às necessidades do mercado executivo”, disse Edson Carlos Mallaco, Diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer – Aviação Executiva. “O sistema pode facilmente ser acessado de qualquer lugar via Internet e, por meio de diversas funcionalidades de monitoramento, análise e diagnóstico, fornece informações atualizadas para a tomada de decisões, com o objetivo de reduzir o tempo de retorno à operação da aeronave.”
O AHEAD oferece alternativas para a extração das informações, que variam de um simples download utilizando um cartão SD até a transferência automática via wi-fi e/ou rede de satélites iridium. Conforme a preferência do cliente, a transferência automática pode ser feita durante ou após o vôo. Após o envio das informações dos sistemas embarcados à Embraer, o AHEAD as salva, integrando-as com as publicações técnicas e fornecendo todas as informações necessárias para apoiar as decisões dos especialistas. Com o diagnóstico antecipado, operadores não somente saberão as condições da aeronave, mas também poderão identificar, com apenas um clique, a solução mais eficiente para cada ocorrência.
As diferentes alternativas possibilitarão aos clientes contar com a conveniência da transferência automática das informações de motor e de manutenção da aeronave ao final de cada vôo, aprimorando a comunicação técnica com a sua equipe de manutenção, a rede de centros de serviços autorizados da Embraer e o Contact Center.
Clientes com alto índice de utilização da aeronave também se beneficiarão de notificações de posicionamento em tempo real durante decolagens e pousos, bem como alertas críticos durante o vôo, de modo a otimizar as decisões operacionais e antecipar possíveis situações de AOG (Aircraft On Ground). Além disso, o AHEAD consolida relatórios elaborados a partir de dados históricos da aeronave.
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