Caça
de superioridade aérea (Eurofighter)
Dimensões:
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Motores/ Potência
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Comprimento:
Envergadura: Altura: 5.28 |
2 x motores Eurojet EJ-2000 Turbofan
Potência total: 18000 Kgf |
Peso / Cap. carga
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Velocidade / Autonomia
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Peso vazio:
Peso máximo/descolagem: Numero de suportes p/ armas: 13 Capacidade de carga/armamento: Tripulação / passageiros: 1/2 |
Velocidade Maxima:
Máxima(nível do mar): De cruzeiro: Autonomia standard /carregado : Autonomia máxima / leve Altitude máxima: |
Como caça de superioridade aérea, a principal
função do Eurofighter / Typhoon-II é a de garantir o dominio dos céus, através
da utilização integrada dos seus sensores e mísseis com capacidade para atingir
alvos para lá do alcance visual.
Embora essa seja a sua função principal, o Eurofighter está equipado com capacidades que permitem a sua utilização em missões de ataque com bombardeamento de precisão. A sua gama de sensores permite-lhe agir em conjunto com forças no terreno.
O Typhoon-II tem também capacidade para com os seus sofisticados sensores, operar contra defesas aéreas inimigas.
Entre outras capacidades do Eurofighter, está a capacidade do seu radar, que lhe permite operar como aeronave de defesa naval, em coordenação com navios de superficie e outras aeronaves de controlo marítimo.
Embora essa seja a sua função principal, o Eurofighter está equipado com capacidades que permitem a sua utilização em missões de ataque com bombardeamento de precisão. A sua gama de sensores permite-lhe agir em conjunto com forças no terreno.
O Typhoon-II tem também capacidade para com os seus sofisticados sensores, operar contra defesas aéreas inimigas.
Entre outras capacidades do Eurofighter, está a capacidade do seu radar, que lhe permite operar como aeronave de defesa naval, em coordenação com navios de superficie e outras aeronaves de controlo marítimo.
Informação genérica:
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O Eurofighter, uma aeronave de combate com
capacidade para operar desde pequenos aerodromos comoeçou a ser desenvolvido
internacionalmente por um consórcio de que participaram o Reino Unido e a
Alemanha, com 33% do programa cada um, 21% para a Itália e 13% para a
Espanha.
O projecto foi desenvolvido de forma comum, considerando as necessidades de cada uma das forças aéreas dos países constituintes do programa, sendo a supervisão geral de responsabilidade da emprea Eurofighter GmbH sedeada na Alemanha. Pensado desde o inicio para ser um caça de superioridade aérea, foram anunciadas inicialmente 765 intenções de encomenda para as quatro forças aéreas, tendo esse numero sido posteriormente reduzido para 600. Durante o desenvolvimento do programa, por volta de 1992, houve necessidade de efectuar alterações ao projecto e dessas alterações surgiu um novo avião conhecido como «Eurofighter-2000». O principal objectivo era reduzir os custos do projecto, resultando em várias versões do avião, a mais económica das quais ficou cerca de 30% mais barata que o avião original. Os primeiros protótipos do EFA como era conhecido, estavam equipados com dois motores Turbo-Union RB199-122, enquanto que os protótipos seguintes foram equipados com o motor Eurojet EJ-200, com uma potência com pós-combustão, na casa dos 9100Kgf. cada um. O primeiro voo do avião teve lugar em 27 de Março de 1994. O EFA foi previsto para transportar um canhão de 27mm montado internamente, juntamente com 10 mísseis ar-ar. |
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