Caça
de superioridade aérea (MiG-MAPO)
Dimensões:
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Motores/ Potência
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Comprimento:
Envergadura: Altura: 4.73 |
2 x motores Leningrad RD-33K
Potência total: 17600 Kgf |
Peso / Cap. carga
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Velocidade / Autonomia
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Peso vazio:
Peso máximo/descolagem: Numero de suportes p/ armas: 9 Capacidade de carga/armamento: Tripulação / passageiros: 1 |
Velocidade Maxima:
Máxima(nível do mar): De cruzeiro: Autonomia standard /carregado : Autonomia máxima / leve Altitude máxima: |
Além da versão básica inicial do MiG-29, foram
desenhadas inumeras variaações e séries, que se distinguem do modelo original.
O MiG-29M, foi uma versão de demonstração que incorporou várias modernizações
com vista a aumentar as capacidades do MiG-29 e traze-lo para o nível das versões
mais modernas do F-16 durante os anos 90.
O MiG-29M foi igualmente conhecido como MiG-33.
Entre as suas principais características, está a possibilidade de efectuar bombardeamentos de precisão utilizando bombas guiadas por laser e a utilização de mísseis de médo alcance. Além disso, é neste modelo utilizado o novo radar ZHUK-ME.
Várias séries intermédias, resultado da adaptação de células mais antigas e de outras inacabadas resultaram em vários modelos com características específicas:
MiG-29SE: É uma versão do MiG-29 adaptada para permitir maior alcance, com a utilização de três tanques adicionais de combustível.
MiG-29SD: Trata-se de uma derivação do MiG-29SE, equipada para efectuar reabastecimento em voo.
MiG-29SMT: É uma série do MiG-29 resultado de uma decisão tomada em 1998 de produzir uma aeronave que somasse todas as modificações que tinham vindo a ser integradas nas várias séries anteriores. Pode-se considerar uma modernização do MiG-29M. Esta nodernização resultará posteriormente no MiG-29OVT conhecido como MiG-35.
O MiG-29M foi igualmente conhecido como MiG-33.
Entre as suas principais características, está a possibilidade de efectuar bombardeamentos de precisão utilizando bombas guiadas por laser e a utilização de mísseis de médo alcance. Além disso, é neste modelo utilizado o novo radar ZHUK-ME.
Várias séries intermédias, resultado da adaptação de células mais antigas e de outras inacabadas resultaram em vários modelos com características específicas:
MiG-29SE: É uma versão do MiG-29 adaptada para permitir maior alcance, com a utilização de três tanques adicionais de combustível.
MiG-29SD: Trata-se de uma derivação do MiG-29SE, equipada para efectuar reabastecimento em voo.
MiG-29SMT: É uma série do MiG-29 resultado de uma decisão tomada em 1998 de produzir uma aeronave que somasse todas as modificações que tinham vindo a ser integradas nas várias séries anteriores. Pode-se considerar uma modernização do MiG-29M. Esta nodernização resultará posteriormente no MiG-29OVT conhecido como MiG-35.
Informação genérica:
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O MiG-29 foi desenhado durante os anos 70, ao
mesmo tempo que o Sukhoi Su-27 e algumas vezes foi confundido com ele. Na
verdade trata-se de uma aeronave destinada a ultrapassar as deficiências do
MiG-21 e também o MiG-23 na sua função de aeronave de superioridade aérea.
O MiG-29 deveria assim ter capacidade para interceptar aeronaves de ataque como o F-111 e o Tornado. O MiG-29 foi especialmente pensado para ter boas qualidades aerodinâmicas. Parte do desenvolvimento do MiG-29 resultou de dados também disponíveis para o Su-27, caça de maior dimensão desenvolvido ao mesmo tempo pelos gabinete de desenvolvimento Sukhoi. Pode-se mesmo afirmar com alguma propriedade que existia consideravel rivalidade entre os gabinetes de desenvolvimento Sukhoi e MiG e que algumas ideias foram «roubadas» de parte a parte. O MiG-29 foi equipado com um radar sofisticado para a altura e sistemas modernos para aumentar a precisão de tiro do seu canhão de 30mm. As qualidades do MiG-29 foram reconhecidas e conhecidas do ocidente em 1988 durante o salão de Farnborough na Grã Bretanha. Ele foi exportado para vários países como substituto do MiG-29 e foi colocado ao serviço dos países do então Pacto de Varsóvia. Entre as principais versões do MiG-29 que sucederam ao modelo original, encontra-se o MiG-29M que se caracteriza pela sua carenagem dorsal que lhe permite transportar combustível e aumentar assim a autonomia da aeronave. Ele está equipado com comandos «Fly by Wire». Algumas das séries deste avião são conhecidas como MiG-33 ou MiG-29SMT. Estas séries contam também com um novo radar que permite utilizar mísseis mais modernos. Foi também desenvolvida uma versão naval, o MiG-29K que está equipado com asas dobráveis, para facilitar a sua operação em porta-aviões e um trem de aterragem modernizado, que além do mais utiliza os sistemas desenvolvidos para o MiG-29M. O MiG-29 é uma aeronave de combate moderna e eficiente, no entanto ele sofre do mesmo problema de praticamente todos os aviões do antigo bloco soviético. Ao contruir aviões para o tempo de guerra e não para durarem muito tempo em tempo de paz, os aviões russos têm uma vida útil muito reduzida e os seus motores tendem a ter poucas revisões técnicas, e a «envelhecer» a um ritmo três a quatro vezes superior ao dos seus concorrentes ocidentais. Inevitavelmente, para poupar os aviões em tempo de paz, quer a aviação soviética e russa, quer as forças aéreas que utilizam estes aparelhos, são forçadas a reduzir o tempo de treinamento e com essa redução, acabam diminuindo as possibilidades dos aviões em situações de combate. Nota: A produção do MiG-29 foi suspensa em 1995. Todas as aeronaves apresentadas desde então, são exclusivamente aeronaves que aproveitaram ou células inacabadas de MiG-29 ou então são MiG-29 de modelos mais antigos, modernizadas. Deverão ser produzidas algumas unidades em pequena série do MiG-29K para a marinha da Índia, mas a possibilidade de novas aeronaves serem produzidas em série, depende de futuras encomendas, pelo que a retoma da produção está dependente da obtenção de uma encomenda da Índia para o modelo MiG-35 |
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