sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Su-30 M/MK


Caça de superioridade aérea (Sukhoi-KnAAPO)

Dimensões:
Motores/ Potência
Comprimento: 21.9 M
Envergadura: 14.7 M
Altura: 5.9

2 x motores NPO Saturn/Lyulka AL-31F
Potência total: 29000 Kgf

Peso / Cap. carga
Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 19000 Kg
Peso máximo/descolagem: 34500 Kg
Numero de suportes p/ armas: 12
Capacidade de carga/armamento: 8000 Kg
Tripulação / passageiros: 1 / 2

Velocidade Maxima: 2100 Km/h
Máxima(nível do mar): 1348 Km/h
De cruzeiro: 1100 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1100 Km
Autonomia máxima / leve 3000 Km.
Altitude máxima: Não disponível


Produzido nas instalações de Irkutsk, o Su-30 foi pensado como mais uma modernização do Su-27, pensando também na possibilidade de exportação.

O primeiro Su-30 mostrado era na realidade um Su-27 com ligeiras alterações.

O Su-30 tem como base o avião de treino bi-lugar Su-27UB. Ele pretende ser um avião com capacidade para ataque a longas distâncias, isto sem que as suas qualidades como caça de superioridade aérea sejam postas em causa.

O Su-30
também introduziu novidades em termos tecnológicos até então desconhecidos em caças russos, como a possibilidade de estabelecimento de ligação com até quatro aeronaves, (data-link) transmitindo-lhes a posição de caças inimigos, permitindo a acção conjunta de várias aeronaves.

Desenvolvimentos posteriores do Su-30 (Su-30M) adicionaram a capacidade de efectuar ataques utilizando armamento de precisão, como bombas e mísseis guiados por laser.

Ele tanto pode ser equipado com «Canards» que aumentam a sua manobrabilidade como podem ser fornecidos sem esse componente.

Aproveitando as alterações, os engenheiros tussos têm aproveitado para apresentar o Su-27/Su-30 como uma nova versão, conforme lhes vão incorporando novos equipamentos e armamentos.

A fábrica de Irkutsk, é normalmente considerada como mais avançada que a fábrica da KnAAPO. Ali se fabricam as aeronaves para a Índia.

Nenhum comentário: