Caça de superioridade aérea (Lockeed Martin)
Dimensões: | Motores/ Potência |
Comprimento: Envergadura: Altura: 5.09 | 1 x motores P&W F-100-PW-229 Potência total: |
Peso / Cap. carga | Velocidade / Autonomia |
Peso vazio: Peso máximo/descolagem: Numero de suportes p/ armas: 8 Capacidade de carga/armamento: Tripulação / passageiros: 1/2 | Velocidade Maxima: Máxima(nível do mar): De cruzeiro: Autonomia standard /carregado : Autonomia máxima / leve Altitude máxima: |
Uma das versões mais recentes do F-16, também conhecida por Block 50/52 (a versão Block 50 difere da 52 porque utiliza um motor F100-GE-100 da General Electric) e que junta várias das modernizações das versões anteriores, produzindo um dos mais actuais e modernos caças do mundo.
Esta versão serve também como referência para o upgrade das versões para o padrão MLU, que varios países europeus fizeram aos seus F-16 mais antigos. ver F-16 MLU.
A introdução do F-16 C/D representou um novo sopro de vida no projecto do F-16, transformando-o numa aeronave com características completamente diferentes do modelo anterior.
Ao contrário do F-16A/B a versão C/D tem capacidades muito superiores, podendo com um radar mais sofisticado e sistemas de combate de última geração, utilizar armas inteligentes, como mísseis BVR ou bombas guiadas por Laser ou GPS.
Esta versão serve também como referência para o upgrade das versões para o padrão MLU, que varios países europeus fizeram aos seus F-16 mais antigos. ver F-16 MLU.
A introdução do F-16 C/D representou um novo sopro de vida no projecto do F-16, transformando-o numa aeronave com características completamente diferentes do modelo anterior.
Ao contrário do F-16A/B a versão C/D tem capacidades muito superiores, podendo com um radar mais sofisticado e sistemas de combate de última geração, utilizar armas inteligentes, como mísseis BVR ou bombas guiadas por Laser ou GPS.
Informação genérica: |
O projecto YF-16 (anteriormente GD Mod.401) venceu a competição para o fornecimento de um caça leve para a Força Aérea Norte-americana e o primeiro voo do F-16/A ocorreu em 1980. O F-16, nas suas várias versões e derivações, é o mais produzido caça de combate do mundo ocidental. Inicialmente pensado para ser uma aeronave ligeira de alta velocidade para combate aproximado, o F16 evoluiu até se transformar num caça avançado, utilizando os mais recentes dispositivos e sistemas de armas. Parte dos F-16 mais antigos, foram submetidos a extensos programas de modernização, com vista a torna-los compativeis com as versões mais modernas. Essencialmente os F-16 dividem-se em dois grupos: F-16A/B (os primeiros e originais) F-16 C/D (Os F-16 das gerações mais recentes). Complementando estas aeronaves base, há depois várias sub-versões designadas por block.xx.de entre as quais se destacam: Block 15 Block 20 Block 40 Block 50 Block 52 / Block 52 + Mais recentemente, podemos considerar que um terceiro grupo passou a existir com a introdução do F-16 E/F Block 60, que foi vendido aos Emirados Árabes Unidos. |
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