sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

f-16 AM/BM



Caça de superioridade aérea (Lockeed Martin)

Dimensões:
Motores/ Potência
Comprimento: 15.03 M
Envergadura: 9.45 M
Altura: 5.09

1 x motores P&W F100-PW-220E
Potência total: 10700 Kg

Peso / Cap. carga
Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 7400 Kg
Peso máximo/descolagem: 16100 Kg
Numero de suportes p/ armas: 8
Capacidade de carga/armamento: 3800 Kg
Tripulação / passageiros: 1/2

Velocidade Maxima: 2124 Km/h
Máxima(nível do mar): 1472 Km/h
De cruzeiro: 980 Km/h
Autonomia standard /carregado : 550 Km
Autonomia máxima / leve 2642 Km.
Altitude máxima: 17000 Metros


O F-16 MLU é o resultado da decisão tomada no final dos anos 80 de modernizar a frota de aeronaves F-16A/B de alguns países europeus. A modernização, teve como objectivo modernizar os caças F-16 para um padrãosuperior ao dos F-16 A/B block 15 (utilizados por Taiwan), aproximando as suas prestações dos F-16 C/D (Block 50/52) mais modernos.

Os países que modernizaram as suas frotas, foram a Holanda, Bélgica, Noruega e Dinamarca. Portugal também decidiu efectuar esse upgrade. Recentemente o Chile adquiriu à Holanda um lote destas aeronaves.

Existem vários níveis e padrões MLU, que decorrem dos desenvolvimentos tecnologicos e evolução desde o inicio do programa.

É possível identificar quatro versões de MLU. Enquanto o Chile adquiriu F-16-MLU (M2) por exemplo, Portugal tem alguns dos seus F-16 segundo o padrão (M2) e a Holanda tem finalizado o upgrade dos seus aviões para o padrão M3 e começou já a analisar a incorporação do M4. Estuda-se neste momento o padrão M5, embora não sejam conhecidos detalhes. Pelo menos a Holanda e a Dinamarca já confirmaram a intenção de converter parte dos seus F-16 para esse padrão (ainda em desenvolvimento) em 2010, o que implica que têm intenções de utilizar esta aeronave ainda durante bastante tempo.

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