sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Su-35 / 35-UB


Caça de superioridade aérea (Sukhoi-KnAAPO)

Dimensões:
Motores/ Potência
Comprimento: 22.18 M
Envergadura: 14.7 M
Altura: 6.43

2 x motores NPO Saturn/Lyulka AL-31 FP / TVC
Potência total: 29000 Kgf

Peso / Cap. carga
Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 18400 Kg
Peso máximo/descolagem: 34000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 14
Capacidade de carga/armamento: 8000 Kg
Tripulação / passageiros: 1

Velocidade Maxima: 2500 Km/h
Máxima(nível do mar): 1400 Km/h
De cruzeiro: 1100 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1450 Km
Autonomia máxima / leve 3200 Km.
Altitude máxima: Não disponível



O Su-35, é visto desde o inicio dos anos 90 como uma espécie de demonstrador de tecnologias e novas soluções adaptadas aos Su-27 e não como um novo avião.

No entanto, por razões de marketing, os russos optaram por apresentar a sua última versão do Su-27 como um novo avião, a que deram o nome de Su-35.

Basicamente trata-se de uma aeronave que é em tudo idêntica ao Su-27 e externamente é apenas identificável pela inclusão de «Canards» que em principio estarão incluidos em todas as aeronaves que possam vir a ser fabricadas [1] além de um sistema IRST integrado na frente do avião próximo ao cockpit.

A aeronave de demonstração disporá do mais recente radar do tipo «Phased Array», com maior capacidade, sistema de controlos fly-by-wire completamente digitais e motores com vectorização de impulso.

Tratando-se de um protótipo de demonstração, o Su-35 nunca foi comercializado nem é operado por nenhuma força aérea do mundo, mas como na prática ele não é assim tão diferente dos restantes aviões da família Su-27, esse quesito não terá em principio grande importância.

Além da versão monolugar, existe uma versão bi-lugar chamada Su-35UB.

O Su-35 tem sido apresentado a vários países que eventualmente possam estar interessados nas suas capacidades. Em 2008 uma proposta foi apresentada ao Brasil para o fornecimento de 36 aeronaves mas a falta de capacidade por parte do fabricante em apresentar dados coerentes sobre as verdadeiras capacidades do avião, levaram a que fosse eliminado da primeira fase de escolha.

Também as forças aéreas da Rússia não mostraram qualquer interesse no desenvolvimento da aeronave.

O problema da não certificação da aeronave, e da impossibilidade de efectuar comparações dentro dos padrões ocidentais impede o Su-35 de ser testado em igualdade de circunstâncias.
Existem por isso alegações de que os dados sobre o alcance, capacidade de carregar armas ou custos operacionais adiantados pelo fabricante sejam no mínimo pouco realistas[2].





[1] - Este tipo de configuração «Canard» pode ser adaptado a aeronaves mais antigas. Os modelos Su-35 de demonstração apresentados até hoje, são feitos a partir de células de Su-27 modificadas.

[2] - Também segundo dados não confirmados, e estimados a partir do consumo do motor AL-31, na sua função de aeronave de ataque o raio de acção máximo do Su-35, quando totalmente carregado é de cerca de 600km

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