Caça de superioridade aérea (McDonnel-Douglas/Boeing)
Dimensões: | Motores/ Potência |
Comprimento: Envergadura: Altura: 4.66 | 2 x motores G.E. F404-GE-400 Potência total: 14334 Kgf |
Peso / Cap. carga | Velocidade / Autonomia |
Peso vazio: Peso máximo/descolagem: Numero de suportes p/ armas: 9 Capacidade de carga/armamento: Tripulação / passageiros: 1/2 | Velocidade Maxima: Máxima(nível do mar): De cruzeiro: Autonomia standard /carregado : Autonomia máxima / leve Altitude máxima: Não disponível |
A segunda versão do caça F-18, substituiu a primeira, transformando as duas anteriores versões dedicadas num único avião com capacidade para diferentes tipos de missão.
O F/A-18C , e a sua versão de dois lugares F/A-18D, entraram ao serviço a partir de 1986.
Em termos de armamento, o F/A-18C/D ficou com apenas um canhão rotativo do tipo Gattling de 20mm e manteve os nove pontos de fixação para armas e depósitos de combustível.
Parte dos F/A-18C/D também receberam o novo radar AN/APG-73 mais sofisticado (que também será instalado na série seguinte o Super Hornet).
O F/A-
Em termos de armamento, o F/A-18C/D ficou com apenas um canhão rotativo do tipo Gattling de 20mm e manteve os nove pontos de fixação para armas e depósitos de combustível.
Parte dos F/A-18C/D também receberam o novo radar AN/APG-73 mais sofisticado (que também será instalado na série seguinte o Super Hornet).
Informação genérica: | ||
No final dos anos Mas os problemas financeiros que envolveram o projecto, levaram a marinha a procurar uma solução mais barata porque começou a temer um aumento de custos de operação do F-14, o que inevitavelmente levaria (como levou) a uma redução do numero de aeronaves F-14 que sería possivel adquirir. Em meados dos anos Com a vitória do YF-16 (Caça F-16A/B) a Northrop e a NcDonnel Douglas desenvolveram uma versão do YF-17 adaptada para utilização a bordo de porta-aviões. Essa versão será conhecida como F-18 e será desenvolvida e construida pela McDonnel-Douglas. O F-18 é no entanto mais poderoso que o projecto inicial YF-17. Conta com dois motores, trem de aterragem muito mais resistente e maior capacidade pra transporte de armas. A aeronave foi redesenhada para permitir a operação a partir de porta-aviões, tendo sido efectuadas alterações como a incorporação de asas com extremidades dobráveis. Inicialmente considerou-se a possibilidade de operar duas versões diferentes da aeronave F-18 - uma aeronave destinada à função caça e o A-18 - Para missões de interdição, mas a solução de duas aeronaves não foi aceite pelo que foi resolvido conjugar as duas funções numa só aeronave que será conhecida como F/A-18. A versão F/A-18A com um lugar e a versão F/A-18B com dois lugares. As aeronaves entraram ao serviço nos Estados Unidos, e também em vários outros países. A versão F/A-18A/B, foi substituida pela versão F/A-18C/D e vários países optaram por efectuar modernizações aos seus F/A-18A/B para um padrão mais moderno que os aproxima dos modelos C/D. Com o fim da vida útil do caça F-14 «Tomcat», a marinha dos Estados Unidos decidiu adoptar o F-18 como o seu principal caça embarcado. Inicialmente previa-se a substituiçao do F-14 por uma versão naval do F-22«Raptor», o que foi julgado inviável. Como o projecto que levaria ao F-35 era ainda embrionário no final dos anos 90, foi decidido escolher a proposta da McDonnel Douglas para uma versão melhorada do Hornet. Nasce assim o Super Hornet que será designado F/A-18E/F. Trata-se de uma versão maior e mais poderosa do Hornet, inicialmente equipada com o radar AN/APG-73 que já tinha começado a ser instalado no F/A-18D. A partir de 2006 o «Super Hornet» passou a receber um moderno radar do tipo AESA.
Até ao momento, a última versão do F/A-18 foi escolhida pela marinha dos Estados Unidos e também pela Austrália. Espera-se que no futuro os Hornet ainda ao serviço, juntamente com o Super Hornet sejam substituidos pelo caça «Stealth» F- |
Nenhum comentário:
Postar um comentário