Caça de superioridade aérea (McDonnel-Douglas/Boeing)
Dimensões: | Motores/ Potência |
Comprimento: 19.4 M Envergadura: 11.8 M Altura: 5 | 2 x motores Pratt & Whitney F100-PW-229 Potência total: 26308 Kgf |
Peso / Cap. carga | Velocidade / Autonomia |
Peso vazio: 14379 Kg Peso máximo/descolagem: 36741 Kg Numero de suportes p/ armas: 7 Capacidade de carga/armamento: 11113 Kg Tripulação / passageiros: 2 | Velocidade Maxima: 2698 Km/h Máxima(nível do mar): 1470 Km/h De cruzeiro: 1200 Km/h Autonomia standard /carregado : 1270 Km Autonomia máxima / leve 4450 Km. Altitude máxima: 20000 Metros |
O F-15E, é derivado do F-15 básico na versão bi-lugar (F-15D) e foi adaptado para funcionar não apenas como aeronave interceptora e de superioridade aérea, para passar também a funcionar como aeronave com capacidade para ataque de precisão.
O F-15E, foi escolhido pela Força Aérea dos Estados Unidos, na concorrência com o F-16XL, uma versão pesada do caça F-16 da General Dynamics.
Embora exteriormente idêntico ao F-15C/D, o F-15E, foi redesenhado em 60% das suas estrutura, para poder efectuar missões com peso máximo a longa distância. A sua carga máxima foi aumentada para 11113Kg.
O primeiro F-15E voou em 11 de Dezembro de 1986.
A partir de Agosto de 1991, os F-15E passaram a ser montados com o motor F-100-PW-229
O F-15E, foi escolhido pela Força Aérea dos Estados Unidos, na concorrência com o F-16XL, uma versão pesada do caça F-16 da General Dynamics.
Embora exteriormente idêntico ao F-15C/D, o F-15E, foi redesenhado em 60% das suas estrutura, para poder efectuar missões com peso máximo a longa distância. A sua carga máxima foi aumentada para 11113Kg.
O primeiro F-15E voou em 11 de Dezembro de 1986.
A partir de Agosto de 1991, os F-15E passaram a ser montados com o motor F-100-PW-229
Informação genérica: |
O F-15 começou como um estudo patrocinado pela força Aérea dos E.U.A. Que se iniciou em 1965, com o objectivo de criar uma aeronave de superioridade aérea. O vencedor do concurso foi o modelo da McDonnel Douglas, em 23 de Deszembro de 196, altura em que se encomendaram as primeiras 20 unidades de pré série das quais a primeira voou em 27 de Julho de 1972. Ele foi construido para garantir que os Estados Unidos poderiam dispor de um caça com capacidade para superar o super-caça da União Soviética que estava em construção no final dos anos 60, conhecido como MiG-25 e que deveria ser o mais rápido caça do mundo e contra o qual o Phantom F-4 não tinha hipóteses de competir. Os primeiros F-15A/B foram entregues aos Estados Unidos (365 F-15A e 59 F-15B) e a Israel (19 F-15A e 2 F-15B, numero que posteriormente foi aumentado). A versão A/B foi produzida até Junho de 1979, quando começou a ser produzida a versão C/D (C é monlugar e D e bi--lugar) que estava equipada com sistemas mais sofisticadose motores mais potentes. Os F-15C/D foram fornecidos também à Força Aérea dos Estados Unidos e à de Israel, juntamente com fornecimentos à Arábia Saudita. A versão F-15E, é a versão polivalente que pode ser utilizada como aeronave de ataque a longa distância. Ele foi preferido pela força aérea dos Estados Unidos ao F-16XL, embora recentemente outras forças tenham preferido versões modificadas do F-16C/D em vez do F-15E. Ele tem maior capacidade de transportar armas, embora tenha uma velocidade de ponta menor. Utiliza um novo radar AN/APG-70 em vez do mais antigo AN/APG-63. Chegou também a ser proposta à marinha dos Estados Unidos o F-15N, uma versão do F-15 adaptado para operação a bordo de porta-aviões como substituição do F-14 «Tomcat». |
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