sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

JAS-39A/B «Gripen»


Caça de superioridade aérea (SAAB)


Dimensões:
Motores/ Potência
Comprimento: 14.1 M
Envergadura: 8.4 M
Altura: 4.5

1 x motores General Electric/Volvo F404/RM12
Potência total: 8100 Kgf

Peso / Cap. carga
Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 6622 Kg
Peso máximo/descolagem: 12500 Kg
Numero de suportes p/ armas: 7
Capacidade de carga/armamento: 4500 Kg
Tripulação / passageiros: 1/2

Velocidade Maxima: 2126 Km/h
Máxima(nível do mar): 1220 Km/h
De cruzeiro: 1050 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1600 Km
Autonomia máxima / leve 2500 Km.
Altitude máxima: 15000 Metros



A primeira versão do «Grippen» destinou-se a substituir o Saab Viggen dos anos 60, juntamente com o Drakken do mesmo fabricante.

Pare estar de acordo com as especificações da força aérea da Suécia, o Gripen (Grifo) tem que ser suficientemente leve para permitir a sua operação a partir de pequenas pistas e mesmo, em caso de necessidade a partir de estradas devidamente preparadas.

A versão A e B (dois lugares) foi essencialmente desenhada para responder -às necessidades da Suécia, embora rapidamente se tenham efectuado estudos para aumentar as capacidades da aeronave. Desses estudos resultou a versão C/D.

O Gripen, concorre nos mercados internacionais com aeronaves igualmente modernas, sendo-lhe normalmente apontadas vantagens no preço e desvantagens nas dimensões e autonomia.

Informação genérica:
A familia Gripen de aeronaves de utilização múltipla destinou-se a substituir os já ultrapassado J-35 Drakken e J-37 Viggen ao serviço na força aérea da Suécia.

O Saab JAS-39 existe em duas versões.

As versões «A» (monolugar) e «B» bilugar são as mais antigas.

As versões «C» (monolugar) e «D» (bilugar) são mais recentes e colocadas ao serviço já depois do ano 2000, tendo como alvo primncipal a exportação, com características e funções que permitem a sua utilização como caças compativeis com as exigências da NATO.

Em 2007 foi anunciado um programa de extensão de vida do Gripen, destinado a garantir o futuro da aeronave até 2040.

Esse Gripen de terceira geração, contará com um novo motor e com um novo radar AESA. Ele também terá maior alcance, maior capacidade para transportar carga e um novo trem de aterragem. A aeronave continuará sendo modernizada no que respeita à electrónica embarcada.


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