sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

F/A-18E/F «Super Hornet»


Caça de superioridade aérea (McDonnel-Douglas/Boeing)


Dimensões:
Motores/ Potência
Comprimento: 18.38 M
Envergadura: 13.62 M
Altura: 4.88

2 x motores F414-GE-400
Potência total: 19954 Kgf

Peso / Cap. carga
Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 13387 Kg
Peso máximo/descolagem: 29932 Kg
Numero de suportes p/ armas: 11
Capacidade de carga/armamento: 8050 Kg
Tripulação / passageiros: 1/2

Velocidade Maxima: 1915 Km/h
Máxima(nível do mar): 1250 Km/h
De cruzeiro: 0 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1440 Km
Autonomia máxima / leve 2346 Km.
Altitude máxima: 15200 Metros


O A/F-18E/F ou «Super Hornet» é o resultado da necessidade de substituir o F-14 «Tomcat», cujos altos custos já tinham estado na origem da escolha do F/A-18 pela marinha norte-americana.
A tentativa de adaptar o super-caça furtifo F-22 não resultou e a marinha teve necessidade de escolher rapidamente uma nova aeronave.

Para substituir o F-14 a marinha dos Estados Unidos optou pela proposta do fabricante do F-18, para uma versão de maiores dimensões e em parte redesenhada, de forma a permitir não só cumprir as missões de superioridade aérea e defesa da frota que eram cumpridas pelo F-14, mas também para servir de aeronave de ataque, substituindo o A-6 «Intruder» e EA-6 «Prowler» de guerra electrónica.

O F/A-18E/F surgiu assim como um avião para resolver todos os problemas de obsolescência de vários modelos, que a marinha dos Estados Unidos teve que resolver num determinado momento.

Considerando as necessidades, o Super Hornet é considerado pelo fabricante um novo avião, que apenas partilha parte da estrutura comum com o F/A-18C/D. No entanto a aeronave parece continuar a ser a mesma, de tal forma que o olhar pouco treinado não consegue identificar as diferenças entre o novo «Super Hornet» e as versões anteriores.

O radar do «novo» F/A-18 foi o AN/APG-73, um derivado do AN/APG-65 utilizado nos Hornet A/B/C/D.

Block.II
O F/A-18E/F também tem sido objecto de constantes modernizações. De entre essas modernizações a mais significativa de todas ocorreu a partir de 2006, quando os Super Hornet passaram a ser equipados com o novo radar do tipo AESA modelo AN/APG-79.

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