Caça
de superioridade aérea (Dassault-Aviation)
Dimensões:
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Motores/ Potência
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Comprimento:
Envergadura: Altura: 5.3 |
2 x motores SNECMA M88-2 turbofan
Potência total: 15300 Kgf |
Peso / Cap. carga
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Velocidade / Autonomia
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Peso vazio:
Peso máximo/descolagem: Numero de suportes p/ armas: 14 Capacidade de carga/armamento: Tripulação / passageiros: 1 |
Velocidade Maxima:
Máxima(nível do mar): De cruzeiro: Autonomia standard /carregado : Autonomia máxima / leve Altitude máxima: |
Originalmente conhecido como «Avion de Combat
Marine» ou ACM, o protótipo do Rafale Naval voou pela primeira vez em Dezembro
de 1991. O Rafale N difere da versão operada a partir de terra por causa do
aumento de peso (mais 750Kg) que correspondem a um reforço dos componentes que
são submetidos a maior esforço mecânico durante a aterragem, especialmente o
trêm de pouso.
Os amortecedores do avião, têm que ter capacidade para absorver impactos provocados por um Rafale a embater na pista a velocidades de descida de 23Km/h ou seja mais do dobro do Rafale comum.
O Rafale naval dispõe ainda de outros artificios destinados a melhorar o comportamento do avião durante operações de descolagem como por exemplo o amortecedor especial da roda da frente, que se comprime baixando o avião durante a corrida, e que no último instante volta à sua extensão máxima, impulsionando o aviãoo para cima.
As provas do Rafale Naval a bordo de porta-avbiões foram realizadas a bordo do então porta-aviões Foch (actual A12 - São Paulo) no qual foi instalada uma rampa ski jump amovível, para permitir que se efectuassem testes com este tipo de sistema.
O Rafale Naval, tanto pode ser utilizado em porta-aviões com recurso a catapulta como pode ser utilizado em aeronaves com rampa. A França estudou a possibilidade de utilizar uma rampa basculante, para permitir a utilização do Rafale, mesmo que houvesse problemas com as catapultas.
Nota:
A versão naval do Rafale, não tem canhão de 30mm, para permitir poupar peso durante a operação de catapultagem
Os amortecedores do avião, têm que ter capacidade para absorver impactos provocados por um Rafale a embater na pista a velocidades de descida de 23Km/h ou seja mais do dobro do Rafale comum.
O Rafale naval dispõe ainda de outros artificios destinados a melhorar o comportamento do avião durante operações de descolagem como por exemplo o amortecedor especial da roda da frente, que se comprime baixando o avião durante a corrida, e que no último instante volta à sua extensão máxima, impulsionando o aviãoo para cima.
As provas do Rafale Naval a bordo de porta-avbiões foram realizadas a bordo do então porta-aviões Foch (actual A12 - São Paulo) no qual foi instalada uma rampa ski jump amovível, para permitir que se efectuassem testes com este tipo de sistema.
O Rafale Naval, tanto pode ser utilizado em porta-aviões com recurso a catapulta como pode ser utilizado em aeronaves com rampa. A França estudou a possibilidade de utilizar uma rampa basculante, para permitir a utilização do Rafale, mesmo que houvesse problemas com as catapultas.
Nota:
A versão naval do Rafale, não tem canhão de 30mm, para permitir poupar peso durante a operação de catapultagem
Informação genérica:
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O projecto Rafale teve o seu inicio nos anos 80,
com o objectivo de dar à França uma aeronave para substituir o Mirage-2000. O
projecto do Rafale, aparece uns anos antes de a França desistir
definitivamente de participar no projecto europeu Eurofighter, partindo para
um projecto autónomo.
Embora tivesse começado depois, o Rafale teve um desenvolvimento mais rápido que o seu congénere europeu. O avião deveria substituir não só as várias versões do Mirage em operação na França e teria também que ter uma versão naval para poder substituir os caças F-8 «Crusader» e Super-Etendard em operação nos porta-aviões franceses. O Rafale é considerado um dos caças mais modernos e sofisticados presentemente em operação. |
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