Caça
de superioridade aérea (Sukhoi-Irkut)
Dimensões:
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Motores/ Potência
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Comprimento:
Envergadura: Altura: 5.9 |
2 x motores NPO Saturn/Lyulka AL-31 FP / TVC
Potência total: 25000 Kgf |
Peso / Cap. carga
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Velocidade / Autonomia
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Peso vazio:
Peso máximo/descolagem: Numero de suportes p/ armas: 12 Capacidade de carga/armamento: Tripulação / passageiros: 2 |
Velocidade Maxima:
Máxima(nível do mar): De cruzeiro: Autonomia standard /carregado : Autonomia máxima / leve Altitude máxima: Não disponível |
Ao contrario dos restantes Su-30, esta versão é
fabricada na fábrica de Irkutsk, e distingue-se dos restantes Su-30 por
variadíssimas alterações de sistemas embarcados.
O Su-30 tem um radar mais sofisticado, motores mais recentes e vários aviónicos de origem ocidental, nomeadamente de Israel e da França.
Com reabastecimento em voo, a autonomia do avião pode atingir 5200Km.
Embora fornecido apenas à Força Aérea da União Indiana, existe alguma especulação de que este avião terá igualmente servido de base para o fornecimento à Malásia, embora os aviões malaios sejam classificados como Su-30MK.
O Su-30 tem um radar mais sofisticado, motores mais recentes e vários aviónicos de origem ocidental, nomeadamente de Israel e da França.
Com reabastecimento em voo, a autonomia do avião pode atingir 5200Km.
Embora fornecido apenas à Força Aérea da União Indiana, existe alguma especulação de que este avião terá igualmente servido de base para o fornecimento à Malásia, embora os aviões malaios sejam classificados como Su-30MK.
Informação genérica:
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O SU-27, também conhecido como Flanker, segundo o
codigo NATO, começou a ser projectado por Pavel Osipovich Sukhoi em 1969. O
objectivo claro era combater o F-15 norte-americano. O conceito e projecto
inicial, que recebeu o nome de projecto T-10, ficou terminado em 1976. Depois
da morte de Pavel Sukhoi, o projecto continuou sob o comando de Mikhail
Simonov.
Em 1977, ocorria o primeiro voo mas só em 1987 o SU-27 começou a fazer parte de unidades completamente operacionais e é por esta data que aparecem no ocidente as primeiras fotografias do novo avião soviético. Em O SU-27 tem características que o transformam em teoria em um dos melhores caças do mundo, mas não tendo registado nenhum sucesso contra aviões ocidentais, as suas caracteristicas são a unica argumentação em favor desta tese. O SU-27 entrou em combate na Etiopia, contra aviões de fabrico soviético. Dentro da tradição russa de explorar ao máximo os seus modelos,o «Flanker» evoluiu para os caças SU-30, e SU-35, (oferecido á Força Aérea Brasileira no ambito do programa FX). Existe ainda uma versão derivada, o SU-32/ SU-34 que resultou numa transformação do avião num bombardeiro bi-lugar de médio alcance e o Su-33, uma versão naval, para operar a partir de porta-aviões. De notar que a profusão de siglas utilizadas pelos soviéticos e posteriormente pelos russos complica até à exaustão a identificação dos vários modelos. Em alguns anos, segundo investigações realizadas por revistas especializadas, o numero de versões anunciadas na Rússia num ano, foi superior ao numero de aviões efectivamente fabricados, pelo que o mesmo avião foi baptizado com nomes diferentes. Desta forma, alguns Su-27 mais antigos mas modernizados, são praticamente idênticos aos Su-30 mais modernos. Manobrabilidade: Grande vantagem mas condicionada A excelente manobrabilidade dos caças da família Su-27, especialmente daqueles que estão providos de «Canards» é vista como referência em todo o mundo. O Su-27 é provavelmente o melhor caça neste quesito, o que ainda é mais impressionante quando se olha para o seu massivo tamanho. Porém, as análises de várias forças aéreas tendem a desvalorizar esta característica, porque as famosas manobras que podem de facto salvar a aeronave de mísseis anti-aéreos só são possíveis se as tripulações treinarem intensivamente. O nível de treino necessário para efectuar as manobras complicadas quie o Su-27 pode fazer, implicam custos na manutenção e desgaste dos aviões, que não está aoi alcance da grande maioria dos países que adquiriu o Flanker. |
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