terça-feira, 13 de setembro de 2011

WIKILEAKS: Documento revela que Bélgica estava interessada em adquirir o caça F-35 sem licitação

O primeiro caça F-35A "AF-01" sobrevoa Eglin na companhia de um caça F-16C. (Foto: Lockheed Martin)
Um recém telegrama diplomático dos EUA, divulgado pelo Wikileaks, fornece a primeira evidência pública do plano do governo belga para adquirir o caça Lockheed Martin F-35 sem um processo de licitação. Uma reunião em Bruxelas, entre o embaixador dos EUA na Bélgica e o ministro da Defesa Pieter De Crem, no dia 16 de outubro de 2009, foi descrito num documento diplomático revelado pela organização Wikileaks no início deste mês.

O telegrama afirma que De Crem levantou o assunto da compra dos caças F-35 durante a reunião.
“Ele acha que o [Governo da Bélgica] deve comprar alguns dos aviões “de prateleira” dos parceiros assim que estiverem disponíveis, talvez no período de 2020,” escreveu a embaixada dos EUA.
No final de 1970, a Bélgica se juntou com a Holanda, Noruega e Dinamarca para comprar em conjunto caças Lockheed F-16A/Bs. Atualmente a Bélgica possui cerca de 50 caças F-16As e 10 modelos F-16Bs com idade entre 29,4 e 19,8 anos, segundo dados da Flightglobal.
Os F-16s da Bélgica são projetados para serem retirados de operação entre 2015 e 2025, de acordo com o documento.
A Holanda e Noruega, assinou um contrato em 2002 para participar no desenvolvimento do F-35. Contudo, a Bélgica decidiu não se juntar aos dois países.
De Crem ”reconheceu que a Bélgica está atrasada e é tarde demais para entrar no processo de produção da aeronave como um parceiro”, observou o documento.
Não havia nenhuma indicação no telegrama da embaixada de que a Bélgica planejava solicitar propostas dos fabricantes de caça concorrentes.
Embora a Noruega e a Holanda investiram e ajudaram a desenvolver o F-35, ambos os países solicitaram propostas de outros modelos de caças antes de tomar uma decisão formal para comprar o caça furtivo da Lockheed.
Dois anos depois, De Crem ainda está no ministério, mas não está claro se os planos da Bélgica mudaram. Desde a reunião de outubro de 2009 com o embaixador, o governo dos EUA anunciou dois grandes atrasos e reestruturações do programa F-35. Estes têm retardado o fim da fase de desenvolvimento em pelo menos três anos e empurrou centenas de compras planejadas do caça para depois de 2015.

Fonte: Flight Global – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

Nenhum comentário: