terça-feira, 13 de setembro de 2011

Boeing recebe contrato da U.S. Air Force relativo ao caça F-22 Raptor

Um caça F-22 Raptor sobrevoa a Base Aérea de Kadena, no Japão, durante uma missão de treinamento. (Foto: Master Sgt. Andy Dunaway / U.S. Air Force)
A Boeing Company recebeu um contrato da Força Aérea dos EUA para fornecer o suporte para o planejamento de missão dos caças F-22 Raptor. A ordem, avaliada em até US$ 24 milhões caso todas as opções forem exercidas, foi concedido no âmbito do Mission Planning Enterprise Contract-II (MPEC-II) da Força Aérea dos EUA. A Boeing é uma das cinco contratadas selecionados em junho de 2010 para o MPEC-II, para uma entrega por tempo indeterminado, do programa de quantidade indefinida, com um valor total aproximado de US$ 920 milhões em mais de 10 anos. O contrato MPEC-II prevê a extensão e manutenção de software dos planejadores de missão, serviços e soluções dos caças Raptors.

Sob o novo contrato, a Boeing continuará o desenvolvimento e integração dos existentes Ambientes de Planejamento de Missões (MPE) dos caças F-22, que fornecem a capacidade de planejar de forma interativa e validar as missões. O MPE oferece para as tripulações do F-22 uma completa gama de informações de missão, desde relatórios de comprovação de dados até materiais de esclarecimento pós-voo.
“Nosso apoio atual ao programa F-22 nos ajudou a entender melhor os requisitos da Força Aérea sobre planejamento de missão”, disse Mark McGraw, vice-presidente da Boeing para Sistemas de Formação e Serviços. “Vamos continuar a trabalhar juntos para melhorar a integração e os testes de produtos de planejamento de missão ao longo do desenvolvimento do ciclo de vida do MPE.”
O F-22 é fabricado pela Lockheed Martin em parceria com a Boeing e a Pratt & Whitney. A Boeing fornece as asas da aeronave e a fuselagem traseira; integra e testa os aviônicos avançados, e tem a responsabilidade do sistemas de treinamento dos pilotos e das equipes de manutenção.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: