quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Irkut pronta para modernizar os caça Su-30MKI da Índia no padrão de quinta-geração

Um caça Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea da Índia durante apresentação no Aero India 2009.
Os planos da Irkut Corporation para modenrizar a frota de caças Su-30MKI da Força Aérea da Índia, que irá deixar eles com capacidades semelhantes ao de aeronaves de combate de quinta-geração já estão definidos, disseram membros da fabricante russa.

Durante o Moscow Air Show (MAKS) 2011, no dia 19 de agosto, Alexei Fedorov, o chefe da Irkut, anunciou que, além de aviônicos atualizados no cockpit e melhorias no radar da aeronave, o chamado ”Super Sukhoi” também receberá modificações para reforçar as capacidades stealth. Embora a natureza exata dessas modificações furtivas continuem incertas, os relatórios sugerem que o trabalho incidirá especificamente sobre a redução da assinatura radar da aeronave.
As melhorias no radar da aeronave poderão incluir a atualização do já existente radar NIIPN011M Bars com uma antena radar de matriz de varredura eletrônica ativa (AESA),oferecendo assim uma melhoria substancial no desempenho.
Fedorov confirmou que as negociações para a atualização do Su-30MKI, dos quais a IAF chegará a operar 272 unidades, estão em um estágio avançado.
“A atualização será aplicada não apenas para as aeronaves em serviço com o IAF, mas também para as que serão entregues para a Índia e os que estão sendo fabricados sob-licença pela Hindustan Aeronautics Limited [HAL]“, disse Fedorov.
A Índia assinou um acordo de INR 150 bilhões (US$ 3,33 bilhões) em junho de 2010 para mais 42 caças Su-30MKI ”Flanker-H”, dos quais a HAL está construindo 140 sob licença.
Fedorov disse que o “Super Sukhoi ”será capaz de transportar uma carga maior de armamentos, incluindo o míssil de cruzeiro BrahMos desenvolvido em conjunto entre a Índia e a Rússia, mas se recusou a fornecer detalhes técnicos da atualização ou o seu custo enquanto as negociações continuam.

Fonte: Jane’s – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

Nenhum comentário: