quarta-feira, 14 de setembro de 2011

IMAGENS: O sucessor stealth do C-130 Hercules

O sucessor stealth do C-130 Hercules, o Speed Agile, proposto pela Lockheed Martin, durante testes de túnel de vento no Laboratório de Pesquisas da USAF. (Foto: AFRL)
Quarenta anos atrás, a Força Aérea dos EUA tentou substituir as aeronaves de transporte Lockheed Martin C-130 com uma versão de decolagem e pouso super curto (STOL), onde participaram as aeronaves BoeingYC-14 e McDonnell YC-15. Com o orçamento crescendo demais e os investimentos diminuindo, o programa acabou se transformando e a exigência foi alterada para algo maior. Foi assim que o Boeing C-17A Globemaster III foi confirmado para substituir o Lockheed C-141B Starlifter e o Lockheed C-130 Hercules continua sua história na sétima década de produção ativa. Mas agora a Força Aérea começa a desenvolver novamente um substituto do Hercules, dessa vez com características stealth, através do Speed Agile.
A visão traseira do Speed Agile da Lockheed. (Foto: AFRL)

Se a USAF estiver autorizada a gastar muito dinheiro num super-STOL substituto do C-130 a partir de 2020, essa é a ideia da Lockheed para o que deve ser parecido o Speed Agile. A Boeing também está trabalhando em um conceito alternativo. O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL) tem financiado tanto a Lockheed como a Boeing para trabalhar em modelos de túnel de vento. No mês passado, o AFRL apresentou essas imagens de frente e posterior de um modelo conceito em escala de 23% do Speed Agile da Lockheed, que será equipado com quatro motores. O modelo em testes no túnel de vento possui dois motores Williams FJ44. O fórum Secret Projects descobriu as imagens ontem, no site local da AFRL.

Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

Nenhum comentário: