quarta-feira, 20 de julho de 2011

Reino Unido pretende trocar todos seus F-35B pela versão embarcada F-35C

Com a possível troca de modelo utilizado pelo Reino Unido, do F-35B (foto acima) para o F-35C, o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA ganha fôlego no programa de desenvolvimento do JSF. (Foto: Lockheed Martin)
O Reino Unido fez uma nova proposta relativa as aeronaves F-35 Joint Strike Fighter junto aos Estados Unidos, de acordo com uma carta enviada ao Congresso. Segundo a proposta, os Estados Unidos poderiam oferecer ao Reino Unido a variante embarcada em porta-aviões F-35C do JSF em troca da versão de decolagem curta e pouso vertical F-35B.

A troca, que o Pentágono descreve como “mutuamente benéfica” e de “custo inexistente”, exige uma alteração legislativa ao projeto de lei para autorização em defesa de 2012.
O Pentágono pediu a alteração em uma carta emitida no dia 14 de junho pela Elizabeth King, secretária assistente de Defesa para assuntos legislativos, ao vice-presidente Biden, em seu papel como presidente do Senado.
O Reino Unido decidiu no ano passado, como parte de sua Revisão Estratégica de Segurança e Defesa, parar de comprar o F-35B. Em vez disso, a Marinha Real só vai comprar o F-35C, que está sendo projetado para decolagens e pousos convencionais em porta-aviões.
A medida de redução de custos resultou que o Reino Unido possui um número extra de caças F-35B em suas mãos.
Os Estados Unidos, que está comprando o F-35B para o Corpo de Fuzileiros Navais (U.S. Marine Corps) e os F-35C para a Marinha (U.S. Navy), não tem programado para receber os seus F-35Bs muito cedo. A terceira variante, o F-35A, está sendo desenvolvido para a Força Aérea (USAF).
Pela troca, o Reino Unido teria que cobrir todos os custos necessários para atualizar seus aviões F-35B para que eles fiquem idênticos à versão que os EUA tinham planejado adquirir, de acordo com a carta.
O Reino Unido também seria responsável por quaisquer requisitos únicos que existam para os modelos F-35C.
Pelo novo plano, os Estados Unidos iriam receber os F-35B dois anos antes do previsto. Isto significa 10 milhões dólares em operações e custos de manutenção adicionais ao Corpo de Fuzileiros Navais em 2013 e 2014. Isso se deve ao fato do aumento de horas de vôo, combustível, custos de treinamento, etc
Em janeiro, o ex-secretário de Defesa, Robert Gates, colocou uma parte do programa JSF relativo ao F-35B em provação durante dois anos, dizendo que ele tinha sérias preocupações sobre o desempenho da aeronave durante voos de testes.
“Se não podemos corrigir esta variante durante este período de tempo e colocá-lo de volta no caminho certo em termos de desempenho, custo e programação, então acredito que ele deve ser cancelado”, disse Gates.
O custo para o desenvolvimento e aquisição do F-35 é geralmente citado como aproximadamente US$ 382 bilhões, segundo documentos do orçamento dos EUA. Desse montante, US$ 72 bilhões já foram gastos.

Fonte: Marines Times – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: