sábado, 7 de maio de 2011

Vulcan B.2


Vulcan B.2 da RAF

Desenvolvido a partir de 1947, com capacidade para ultrapassar uma velocidade de 930km/h, voando a mais de 15.000 metros de altitude e conseguindo levar uma carga de 4.500kg a mais de 5.500km de distância.

Esta especificação, permitia dar à Grã Bretanha capacidade de ataque nuclear com um bombardeiro que poderia entrar na União Soviética e atacar as principais cidades da Rússia europeia.

O Avro-Vulcan, inicialmente chamado de projecto 698 foi inicialmente concebido como um asa voadora em configuração delta.
O Vulcan deveria transportar bombas em dois compartimentos separados, mas o projecto inicial acabou por ser alterado para algo um pouco mais convencional, mantendo no entanto a configuração em asa delta.


Foram entregues 134 unidades à RAF até 1965, das versões B.1 e B.2, sendo que a útima versão tinha asas maiores e melhores performances.

Embora pensado para o bombardeamento atómico, o Vulcan podia também transportar 21.000kg de bombas convencionais.

Esta capacidade, mostrou-se de grande útilidade praticamente no final do ciclo de vida do Vulcan, quando em 1982 estes aviões tomaram parte nos ataques britânicos contra as ilhas Malvinas durante a operação de recuperação das ilhas pelos britânicos.

A última função de um pequeno número de Vulcan foi a de aeronave de reabastecimento.


Fonte:Wikipédia

Nenhum comentário: