Noticias

Loading...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O drone invisível que ajudou a matar Bin Laden.

O veículo aéreo não-tripulado stealth RQ-170 Sentinel.
Provavelmente nunca saberemos todos os detalhes de como o governo americano encontrou e matou Osama Bin Laden, mas as notícias desta manhã indicam que a esquadra dos Navy SEALS – a força de operações especiais da Marinha americana que fez os ataques – tinha dois helicópteros e este veículo aéreo não-tripulado (UAV na sigla em inglês), conhecido como a “Fera de Kandahar”.

O RQ-170 Sentinel da Lockheed Martin é uma aeronave stealth – que pode voar sem ser detectada – do tamanho de um caça, com 19,8m de envergadura (distância entre as pontas das asas). Sua existência só se tornou oficial desde 2009, apesar de ter sido usado durante a guerra no Afeganistão, e de ter sido visto por entusiastas de aviação. Os pilotos do UAV não ficam na aeronave, ela não é tripulada: o RQ-170 é comandado direto dos EUA e de um campo de aviação em Kandahar, no Afeganistão – por isso ele é chamado de “Fera de Kandahar”. A principal função dos RQ-170s é reconhecimento e monitoramento para as tropas no local.
Dada a localização do complexo fortificado onde Bin Laden morava – a metros de um centro de treinamento militar do Paquistão – o RQ-170 provavelmente via e ouvia tudo na operação americana, transmitindo tudo em tempo real para as centrais de comando. É um vídeo do Bin Laden que o mundo provavelmente nunca verá.

Fonte: Jalopnik

Nenhum comentário: