terça-feira, 17 de maio de 2011

Míssil brasileiro MAR-1 é integrado em caças do Paquistão

Em dezembro de 2008 o governo brasileiro aprovou a venda de 100 mísseis anti-radiação MAR-1 da Mectron para o Paquistão.
O Paquistão recebeu um lote de mísseis anti-radiação brasileiros MAR-1 e está integrando o armamento em suas aeronaves de caça JF-17, Mirage III e Mirage V ROSE. É o que afirma reportagem da IHS Jane’s, uma das mais importantes publicações sobre defesa do mundo.

O Paquistão adquiriu em 2008 um lote de 100 mísseis anti-radiação MAR-1, fabricado pela empresa brasileira Mectron, pelo valor de 85 milhões de euros. A reportagem do editor Robert Hewson informa ainda que as entregas teriam começado já em 2009. Em junho do ano passado, o Defesa Brasil noticiou com exclusividade a vinda de um C-130 paquistanês à São José dos Campos-SP, onde fica a sede da Mectron.
A venda de mísseis ao Paquistão é tratada como segredo de Estado. Rumores dão conta de que a venda teria causado mal estar nas relações entre Brasil e Índia, grande parceira do Brasil e inimiga do vizinho Paquistão. Por isso, as negociações são tratadas com absoluto sigilo. Por força de contrato, Mectron - que recentemente teve 50% de suas ações adquiridas pela Odebrecht - FAB ou qualquer autoridade do governo brasileiro não comentam sobre a venda destes mísseis.

Fonte: Defesa Brasil, via Cavok

Nenhum comentário: