segunda-feira, 9 de maio de 2011

Começam os voos de testes do primeiro Sukhoi Su-35S de série

O primeiro voo de teste do caça Sukhoi Su-35S, realizado na semana passada. (Foto: Sukhoi OKB)
A fabricante russa Sukhoi iniciou os testes de voo do primeiro caça Su-35S de série. A aeronave voou a partir da base aérea de Komsomolsk-on-Amur da Aircraft Production Association, chamada de Yuri Gagarin (JSC “KNAAPO”). Durante uma hora e meia de voo, o piloto realizou testes em vários modos de funcionamento do motor e do sistema de controle integrado. Todos os sistemas da aeronave e os motores funcionaram normalmente. O avião era pilotado pelo piloto de teste Sergey Bogdan, herói russo. Ele foi o piloto que voou o primeiro protótipo do Su-35 em 19 de fevereiro de 2008. Após a conclusão dos testes de voo, a aeronave de produção será entregue ao Ministério da Defesa da Federação Russa.

O primeiro caça Su-35S de produção decolou da Base Aérea de Komsomolsk-on-Amur, extremo leste da Rússia. (Foto: Sukhoi OKB)

Durante a semana passada, a Sukhoi, com sucesso, também terminou os testes preliminares do Su-35/Su-35S relativos aos principais aviônicos, a estabilidade e controlabilidade da aeronave em voo e ao desempenho dos motores e sistema de navegação, de acordo com as especificações técnicas. Em 2011, os testes de voo de caça foram bastante aumentados devido à nova aeronave estar envolvida no programa de testes. O primeiro estágio dentro dos limites dos testes será a aceitação do cliente (Força Aérea da Rússia) com a aeronave devendo cumprir os principais requisitos para posterior entrega futura para os regimentos da força aérea.
O caça Su-35S é uma profunda modernização do já super manobrável Su-35 de geração 4++. No desenvolvimento do Su-35 foram utilizadas diversas tecnologias de caças de 5ª geração ??que colocam o Su-35 à frente dos jatos de combate em desenvolvimento e produção no mundo. O novo caça se orgulha de ter uma aviônica totalmente moderna, baseado em sistema digital de gestão da informação, integrando os equipamentos de bordo e sistemas de radar de novo alcance gradualmente proporcionando longas distâncias de detecção de alvos aéreos com o aumento do número de alvos simultaneamente rastreados e atacados (30 alvos aéreos podendo ser monitorados e 8 alvos atacados, além de 4 alvos terrestres rastreados e 2 atacados no modo ar-solo). Os novos motores de empuxo vetorado agora possuem um empuxo maior.

A seção reta radar do caça também foi reduzida com a retirada de sensorer protuberantes e também com o uso de novos revestimentos externos. (Foto: Sukhoi OKB)

O Su-35 possui ainda uma vasta gama de armas de curto, médio e longo alcance, incluindo mísseis guiados anti-radar e anti-navio, além de bombas guiadas e não guiadas. A seção radar frontal da aeronave foi consideravelmente reduzida, devido à cobertura de materiais absorventes radar e do novo revistimento, e também com a redução do número de sensores externos. A vida útil da aeronave é de 6.000 horas de voo, uma vida de serviço de 30 anos de funcionamento, com os motores tendo uma vida especificada de 4.000 horas.
Fonte: KNAAPO – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: