quinta-feira, 26 de maio de 2011

Caças F-16s holandeses rompem barreira do som durante missão de interceptação

Dois caças F-16 Fighting Falcons da Real Força Aérea Holandesa. (Foto: Ministério da Defesa da Holanda)
Dois caças F-16 Fighting Falcons da Real Força Aérea Holandesa (RNLAF), que partiram da Base Aérea de Volkel, quebraram a barreira do som sobre a cidade de Soesterberg no dia 20 de maio de 2011, com um forte “sonic boom” sendo ouvido pelos moradores. As aeronaves de combate e o centro de controle de tráfego aéreo em Nieuw Milligen foram acionados para interceptar uma aeronave que havia perdido contato via rádio e que estaria perdida.


Sobre Leeuwarden, os pilotos de caça tentara reestabelecer contato com os pilotos da aeronave comercial, após sinalizar para os pilotos com a mão. Os caças F-16 então escoltaram a aeronave, a qual estava em rota para Estocolmo, até então área de responsabilidade da Alemanha.

Para a defesa do espaço aéreo holandês, os caças F-16s estão de prontidão na missão Quick Reaction Alert (QRA) durante 24 horas/7 dias por semana. Se uma aeronave não identificada invadir o espaço aéreo, a Força Aérea da Holanda coloca em poucos minutos ser caças no ar. As ordens de interceptação são emitidas pela OTAN e enviadas para Estação  de Controle de Operações Aéreas de Nieuw Milligen. Esse controle de tráfego aéreo militar e centro de controle de combate aéreo alerta então os caças F-16 que ficam de prontidão todo o tempo, direcionando eles até o objetivo a ser interceptado.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: