quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bombardeiros B-52H atingem importante marca na aviação

Um Boeing B-52H Stratofortress visto por cima durante uma missão sobre o Estado da Louisianna.(Foto: U.S. Air Force)
A cinquenta anos atrás, a U.S. Air Force colocava em operação na sua frota um devastador e multimissão bombardeiro de longo alcance, o B-52H Stratofortress. O dia 9 de maio foi marcado pelo aniversário de 50 anos de serviço operacional do modelo B-52H, uma importante marca para Boeing e para história da aviação.


Desde que subiu ao céu durante as tensões  com a União Soviética durante a Guerra Fria até manter a presença nos recentes conflitos, o B-52 continua sendo um importante elemento da frota de bombardeiros do Comando de Ataque Global da USAF.

“Se olharmos para trás quando o primeiro modelo A do B-52 foi feito em 1952, as capacidades desse aeronave cresceram muito,” disse o Major Chris Otis, diretor assistente de operações do 20th Bomb Squadron. “Por ter sido um membro da tripulação do B-52, eu posso de forma instantânea falar sobre o que essa aeronave é capaz de realizar.”
Bombardeiros B-52 destacados na Base Aérea de Andersen, Guam. (Foto: Airman 1St Class Cory Todd / U.S. Air Force)

O B-52H entrou em operação no dia 9 de maio de 1961. Nós últimos 50 anos, o bombardeiro serviu como força de disuasão nuclear, entrando em combate nos céus em inúmeros conflitos.

De acordo com o site da Boeing.com, nenhum outro bombardeiro da história militar dos EUA permenceu tanto tempo em operação como o B-52.

“O B-52 é sem dúvida a mairo aeronave militar de todos tempos,” disse o Coronel da reserva Ronald Thurlow. “Ele tem servido como símbolo do poder militar dos EUA pelos últimos 56 anos, e é reconhecido não apenas aqui na América, mas pelos nossos amigos e inimigos pelo mundo. E acredita-se que o modelo H continuará o legado por mais décadas futuras.”
Intensivas modernizações estruturais e de sistemas devem ampliar a vida operacional da aeronave, a qual deverá seguir em serviço na USAF além de 2030.
Um B-52 Stratofortress inicia o recebimento de combustível em voo durante o Red Flag Alaska. (Foto: Senior Airman Jonathan Snyder / U.S. Air Force)

“Meio século atrás ninguém imaginava que essa aeronave poderia estar voando hoje,” disse o Major Otis. “Este é um verdadeiro testemunho dessa fuselagem.”

A tarefa do Stratofortess com bombardeiro pesado continua e será uma viável parte da frota de bombardeiros dos EUA durante este século.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: