quarta-feira, 18 de maio de 2011

Airbus Military testa novo protótipo AEW numa aeronave C295

Concepção artística do novo protótipo da aeronave C295 AEW da Airbus. (Foto: Airbus Military)
A Airbus Military, uma unidade da EADS e Airbus, construiu um protótipo de uma aeronave de Alerta Aéreo Antecipado (AEW) utilizando como plataforma de testes um avião de transporte leve C295, informou o Vice Presidente da Airbus Military Miguel-Angel Morell. Os investimentos estão todos sendo feitos pela própria empresa.

O protótipo deve entrar num programa de testes de voo de três meses com uma antena falsa de 6 metros de diâmetro montada sob a fuselagem. Os voos de testes vão avaliar o arrasto criado pela nova antena. Segundo a Airbus, o baixo custo operacional do C295 poderá assegurar novos clientes num grande mercado potencial.
O estudo de viabilidade ocorreu com um modelo em escala testado num túnel de vento. (Foto: Airbus Military)

O estudo de viabilidade foi lançado após a metade do ano passado como um projeto inicial de engenharia, e demorou um ano antes da Airbus Military decidir desenvolver a aeronave com base numa aeronave comercial.

Até o momento não houve a seleção do modelo de radar a ser instalado. Isso somente vai ocorrer depois da empresa decidir se vai prosseguir com o projeto.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: