terça-feira, 5 de abril de 2011

Reino Unido vai enviar mais quatro caças de ataque Tornado para Líbia

Um caça Tornado GR4 da Royal Air Force durante missão na Líbia.
O Reino Unido vai enviar mais quatro jatos Tornado para reforçar ainda mais a missão da OTAN na Líbia e ajudar a “manter a pressão” até que haja um real” cessar-fogo, informou o primeiro-ministro britânico, David Cameron,nessa segunda-feira.

O envio extra do Reino Unido totaliza 12 jatos Tornado de ataque ao solo, ao lado de 10 aviões Typhoon, para ajudar a impor a zona de exclusão aérea proposta pela ONU sobre a Líbia e proteger os civis das forças leais ao líder líbio, Muammar Kadhafi.
Cameron disse que os pilotos britânicos tinham destruído 10 veículos blindados e três tanques na Líbia no final de semana.
“Quatro novos Tornados adicionais serão destacados nos próximos dias”, Cameron disse a jornalistas antes de chegar em Gioia del Colle, da base aérea italiana onde as forças britânicas estão estacionadas.
Cameron disse que estava visitando soldados do Reino Unido para agradecer a sua coragem em ajudar a salvar “milhares de vidas em Benghazi, na Líbia e em outros lugares.”
“Eles foram extremamente bem sucedidos em conter as forças de Khadafi”, disse ele. “Eles têm realizado um grande número de missões muito rapidamente.” Pilotos britânicos tem voado mais de 70 missões sobre a Líbia como parte dos esforços do Ocidente para reforçar as forças de oposição que estão tentando derrubar Kadhafi.
Em entrevista ao jornal The Guardian, publicado nesta segunda-feira, Stephen Dalton, diretor da Real Força Aérea britânica, disse que a RAF estava planejando continuar suas operações na Líbia durante pelo menos seis meses.
Ele disse que o Reino Unido teria planos para um número de meses ao invés de dias ou semanas.
“Em algum momento deverá ter um verdadeiro cessar-fogo, e em seguida, o processo político vai começar – até então nós temos que manter a pressão”, disse Cameron aos pilotos na base.
O Wing Commander Andy Turk, que lidera o esquadrão de Tornados britânicos, disse que as forças britânicas vão continuar “enquanto o sucesso da missão em que estão não for um sucesso.”
“Nós temos o controle do ar, agora estamos nos organizando para controlar o solo”, disse ele a jornalistas. “É como uma operação de rotina progride, mudando nossas prioridades do ar para o solo. É tudo sobre como proteger os civis da Líbia.”

Fonte: Reuters – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: