terça-feira, 5 de abril de 2011

Dinamarca pretende retomar o programa de aquisição de novos caças

Militares da Dinamarca devem retomar as negociações para aquisição dos caças F-35 JSF. (Foto: Lockheed Martin)
Militares da Dinamarca estão iniciando uma tentativa de reiniciar o Programa de Substituição de Caças do país com uma oferta para aquisição do caça stealth Lockheed F-35 Lightning II, mais avançado que a existente frota de caças F-16.

O movimento ocorre após uma revisão da capacidade de combate da linha de frente feita pelo Comando das Forças Armadas Dinamarquesas (AFC) e depois de enviar os seis caças F-16 para missão da OTAN na Líbia.
O comando militar da Dinamarca quer pilotos dinamarqueses voando os caças stealth de próxima geração com maior poder de fogo nas missões internacionais sobre o espaço aéreo hostil e com ter igualdade com os EUA e a França.
O chefe do Comando Aéreo Tático da Dinamarca, major-general Henrik Dam Robøe, disse que a participação da Força Aérea em missões no estrangeiro beneficiam a chance de ter acesso a um caça stealth de próxima geração.
“Não há dúvida de que se tivéssemos a disponibilidade de um caça com características furtivas, e de difícil detecção pelo radar, seria um fator de melhoria de conforto e segurança para os pilotos”, disse Dam.
O governo dinamarquês adiou os planos para prosseguir com a compra dos novos caças F-35 a um ano atrás, dizendo que iria rever o projeto em 2012, de acordo com o site DefenseNews.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: