quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caça Mirage 2000 da Força Aérea Francesa auxilia aeronave A330 em emergência

Caças Mirage 2000RDI da Força Aérea Francesa. (Foto: SIRPA Air)
Na última quinta-feira, dia 21 de abril de 2011, um caça Mirage 2000 RDI da Base Aérea de Creil efetuou um auxílio em voo para uma aeronave comercial Airbus A330 francesa.

O A330, havia decolado do aeroporto de Roissy Charles de Gaulle (CDG) e estava a caminho de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. Poucos minutos após sua decolagem, às 9h50 horário local, a tripulação notou um nível de dano do trem de pouso. Após nivelar a aeronave ao norte de Paris, os pilotos rapidamente tomaram a decisão de retornar para a pista. Eles colocaram o código universal de emergência para informar os controladores de tráfego aéreo. O alerta foi imediatamente detectado pelos militares do centro de detecção e controle de Cinq-Mars-la-Pile.
Às 10:08, as autoridades de defesa aérea ordenaram a partida do Mirage 2000 RDI de Creil para escoltar o avião. Os controladores de tráfego aéreo militar do aeroporto Roissy Charles de Gaulle realizaram um contato rádio com o A330 em perigo informando ele para se manter em contato na mesma freqüência de rádio. Dez minutos depois, a aeronave militar juntou-se ao A330. Posicionado a alguns metros abaixo da aeronave em perigo, o piloto do Mirage 2000 pode oferecer uma ajuda visual para a tripulação do avião civil, confirmando que o trem de pouso estava no eixo, estendido e travado, permitindo o pouso. Pouco antes das 11:00, o avião comercial finalmente pousou no aeroporto de Roissy Charles de Gaulle, de forma segura.
Esta ação ilustra a utilidade das tarefas confiadas à Força Aérea Francesa no monitoramento do território nacional, 24 horas por dia. Esse desempenho é possível graças à alta agilidade da rede de bases aéreas, centros de defesa aérea e de cooperação entre os controladores de tráfego aéreo militar e civil.

Fonte: SIRPA Air – Tradução: Cavok

Nenhum comentário: