Caça de superioridade aérea (Sukhoi-KnAAPO)
Dimensões: | Motores/ Potência |
Comprimento: 21.94 M Envergadura: 14.7 M Altura: 5.72 | 1 x motores NPO Saturn/Lyulka AL-31F Potência total: 24800 Kgf |
Peso / Cap. carga | Velocidade / Autonomia |
Peso vazio: 16500 Kg Peso máximo/descolagem: 33000 Kg Numero de suportes p/ armas: 10 Capacidade de carga/armamento: 7000 Kg Tripulação / passageiros: 1/2 | Velocidade Maxima: 2300 Km/h Máxima(nível do mar): 1348 Km/h De cruzeiro: 1100 Km/h Autonomia standard /carregado : 3000 Km Autonomia máxima / leve 1000 Km. Altitude máxima: Não disponível |
O Su-33, também é conhecido como Su-27K e é a versão «naval» do Su-27.
Ele foi desenvolvido desde o inicio dos anos 90, para permitir a sua utilização a bordo dos grandes porta-aviões da classe Kremlin e da classe Brejnev que a União Soviética estava a planear.
Além de asas em «Canard» o Su-33 tem um gancho que permite a aterragem do Su-33 na diminuta pista de pouso de um porta-aviões.
O Su-33 tem menor autonomia que os seus equivalentes baseados em terra
Os problemas financeiros ocorridos depois do fim da URSS condicionaram os planos navais da Rússia. Os planos para a construção de um super porta-aviões foram cancelados e dos dois grandes porta-aviões construidos, apenas um subsistiu, tendo o outro sido vendido.
Não é exactamente conhecido o numero de Su-27K/Su-33 que estão operacionais.
Ele foi desenvolvido desde o inicio dos anos 90, para permitir a sua utilização a bordo dos grandes porta-aviões da classe Kremlin e da classe Brejnev que a União Soviética estava a planear.
Além de asas em «Canard» o Su-33 tem um gancho que permite a aterragem do Su-33 na diminuta pista de pouso de um porta-aviões.
O Su-33 tem menor autonomia que os seus equivalentes baseados em terra
Os problemas financeiros ocorridos depois do fim da URSS condicionaram os planos navais da Rússia. Os planos para a construção de um super porta-aviões foram cancelados e dos dois grandes porta-aviões construidos, apenas um subsistiu, tendo o outro sido vendido.
Não é exactamente conhecido o numero de Su-27K/Su-33 que estão operacionais.
Informação genérica: |
O SU-27, também conhecido como Flanker, segundo o codigo NATO, começou a ser projectado por Pavel Osipovich Sukhoi em 1969. O objectivo claro era combater o F-15 norte-americano. O conceito e projecto inicial, que recebeu o nome de projecto T-10, ficou terminado em 1976. Depois da morte de Pavel Sukhoi, o projecto continuou sob o comando de Mikhail Simonov. Em 1977, ocorria o primeiro voo mas só em 1987 o SU-27 começou a fazer parte de unidades completamente operacionais e é por esta data que aparecem no ocidente as primeiras fotografias do novo avião soviético. Em 1988 a URSS declarou oficialmente que o novo avião estava operacional. O SU-27 tem características que o transformam em teoria em um dos melhores caças do mundo, mas não tendo registado nenhum sucesso contra aviões ocidentais, as suas caracteristicas são a unica argumentação em favor desta tese. O SU-27 entrou em combate na Etiopia, contra aviões de fabrico soviético. Dentro da tradição russa de explorar ao máximo os seus modelos,o «Flanker» evoluiu para os caças SU-30, e SU-35, (oferecido á Força Aérea Brasileira no ambito do programa FX). Existe ainda uma versão derivada, o SU-32/ SU-34 que resultou numa transformação do avião num bombardeiro bi-lugar de médio alcance e o Su-33, uma versão naval, para operar a partir de porta-aviões. De notar que a profusão de siglas utilizadas pelos soviéticos e posteriormente pelos russos complica até à exaustão a identificação dos vários modelos. Em alguns anos, segundo investigações realizadas por revistas especializadas, o numero de versões anunciadas na Rússia num ano, foi superior ao numero de aviões efectivamente fabricados, pelo que o mesmo avião foi baptizado com nomes diferentes. Desta forma, alguns Su-27 mais antigos mas modernizados, são praticamente idênticos aos Su-30 mais modernos. Manobrabilidade: Grande vantagem mas condicionada A excelente manobrabilidade dos caças da família Su-27, especialmente daqueles que estão providos de «Canards» é vista como referência em todo o mundo. O Su-27 é provavelmente o melhor caça neste quesito, o que ainda é mais impressionante quando se olha para o seu massivo tamanho. Porém, as análises de várias forças aéreas tendem a desvalorizar esta característica, porque as famosas manobras que podem de facto salvar a aeronave de mísseis anti-aéreos só são possíveis se as tripulações treinarem intensivamente. O nível de treino necessário para efectuar as manobras complicadas quie o Su-27 pode fazer, implicam custos na manutenção e desgaste dos aviões, que não está aoi alcance da grande maioria dos países que adquiriu o Flanker. |
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