Caça de superioridade aérea (Dassault-Aviation)
Dimensões: | Motores/ Potência |
Comprimento: Envergadura: Altura: 5.3 | 1 x motores M53-P2 ATAR Potência total: 9600 Kgf |
Peso / Cap. carga | Velocidade / Autonomia |
Peso vazio: Peso máximo/descolagem: Numero de suportes p/ armas: 9 Capacidade de carga/armamento: Tripulação / passageiros: 1/2 | Velocidade Maxima: Máxima(nível do mar): De cruzeiro: Autonomia standard /carregado : Autonomia máxima / leve Altitude máxima: |
Embora muito parecido ao Mirage-III, o Mirage-2000, é de facto um avião diferente, construido de novo, com novas características e capacidades.
O seu desenvolvimento deveu-se ao facto de o Mirage-III ter sido recusado como principal caça de defesa aérea da NATO/OTAN, o que levou os franceses a apressarem os seus estudos que levaram ao desenvolvimento do Mirage-2000.
Ele voou pela primeira vez em Março de 1978 em voo de ensaio e o primeiro vôo operacional ocoreu em 1982.
O Mirage-2000 é um interceptor, armado para a função de superioridade aérea com asa baixa em formato «delta». Ele tem apenas um motor, embora possua duas entradas de ar laterais semi circulares.
Como sucessor do Mirage-III ele foi considerado como opção para países que não quisessem ficar submetidos às exigências e restrições de utilização de aeronaves por parte dos Estados Unidos, sem ter que recorrer à União Soviética.
Foi adquirido por vários países como por exemplo a Índia e o Egipto e mais recentemente pelo Brasil.
O Mirage 2000 sofreu modernizações desde a sua introdução nos anos 80, tendo sido lançada a versão conhecida como Mirage-2000-5 com vários melhoramentos como radar melhorado e sistemas de visualização completamente redesenhados e modernizados.
A versão Mirage-2000N foi desenvolvida propositadamente para permitir o transporte de armas nucleares.
Os Mirage-2000 ao serviço na França deverão ser substituidos por aeronaves da família Rafale, embora este último avião não tenha ainda conseguido encomendas fora da França.
O seu desenvolvimento deveu-se ao facto de o Mirage-III ter sido recusado como principal caça de defesa aérea da NATO/OTAN, o que levou os franceses a apressarem os seus estudos que levaram ao desenvolvimento do Mirage-2000.
Ele voou pela primeira vez em Março de 1978 em voo de ensaio e o primeiro vôo operacional ocoreu em 1982.
O Mirage-2000 é um interceptor, armado para a função de superioridade aérea com asa baixa em formato «delta». Ele tem apenas um motor, embora possua duas entradas de ar laterais semi circulares.
Como sucessor do Mirage-III ele foi considerado como opção para países que não quisessem ficar submetidos às exigências e restrições de utilização de aeronaves por parte dos Estados Unidos, sem ter que recorrer à União Soviética.
Foi adquirido por vários países como por exemplo a Índia e o Egipto e mais recentemente pelo Brasil.
O Mirage 2000 sofreu modernizações desde a sua introdução nos anos 80, tendo sido lançada a versão conhecida como Mirage-2000-5 com vários melhoramentos como radar melhorado e sistemas de visualização completamente redesenhados e modernizados.
A versão Mirage-2000N foi desenvolvida propositadamente para permitir o transporte de armas nucleares.
Os Mirage-2000 ao serviço na França deverão ser substituidos por aeronaves da família Rafale, embora este último avião não tenha ainda conseguido encomendas fora da França.
Informação genérica: |
A família de aeronaves conhecida como Mirage, é a mais prolifera família de aeronaves construidas na Europa depois da II guerra mundial. O Mirage, também colocou a França numa posição de relevância internacionalmente, ajudando a elevar a industria aeronáutica francesa a um lugar de destaque internacional. Além da França, outros quatro países montaram ou modificaram o Mirage. O primeiro avião entrou em produção em finais dos anos 50 e foram produzidos mais de 1400 exemplares nas várias versões. O primeiro protótipo do Mirage, o Mirage-I voou pela primeira vez em 1955, os mais recentes Mirage-2000, continuam ao serviço em vários países. O primeiro elemento da família foi o Mirage-III, com capacidade para voar a MACH-2. Depois, a pedido da força aérea de Israel, foi produzida uma versão económica, conhecida como Mirage-5, destinada a operações unicamente durante o dia, que era desprovido de radar. Essas aeronaves serão a origem dos caças Kfir, derivados dos Mirage-5, Delta-Dagger argentinos e Chetah sul africanos. O Mirage-50, foi uma versão intermédia produzida pela França, equipada com avionicos mais sofisticados. A modernização conhecida como Mirage-5 era uma versão simplificada do Mirage-III foi apenas vendida para a Libiae para a África do Sul (os Mirage sul africanos foram modernizados em cooperação com Israel). No inicio dos anos 70, foi lançado o Mirage-F1, que representou um corte com a tradição de asa delta, ao apresentar uma configuração tradicional, que serviu em França para substituir o Mirage-III. Em 1982 foi lançado o Mirage-IIING (Nouvelle Génération), caracterizado por asas Canard e comandos «fly-by-wire» mas a Dassault não conseguiu vender a ideia, principalmente porque os kits de modernização, permitiam manter grande parte da frota actualizada, por uma fracção do custo. A verdadeira renovação da linha Mirage, ocorreu com o lançamento do Mirage-2000 |
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