sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Osprey demonstra suas capacidades únicas em Belize

Um tiltrotor MV-22 Osprey demonstra sua capacidade de decolagem em áreas de pouso confinadas durante treinamento em Belize, no dia 10 de setembro. (Foto: Lance Cpl. Scott L. Tomaszycki / U.S. Marine Corps)
O MV-22 Osprey é uma das mais novas máquinas no arsenal americano e ainda está em processo de estabelecer seu valor. O 365º Esquadrão de Tiltrotores Médios dos Marines (VMM) está destacado no pequeno país de Belize, na América Central, para participar de exercícios de treinamento desde o dia 10 de setembro, demonstrando a capacidade utilitária melhorada do Osprey sobre helicópteros convencionais.

Primeiro, o esquadrão voou para Belize. O VMM-365 precisava do apoio de apenas uma outra unidade para ser implantado com êxito, que foi responsabilidade do 252º Esquadrão de Reabastecimento de Transporte Aéreo Marítimo 252, que forneceu todas operações de reabastecimento em vôo. Feito isso, ele pode demonstrar a sua capacidade única de levar o esquadrão em qualquer lugar e lidar com uma variedade de missões. ”Nós poderíamos voar sem escalas desde a Carolina do Norte através do país até Belize, sem precisar pousar, o que nos permite que possamos se deslocar por conta própria”, disse o capitão Ryan E. Benes, um piloto do VMM-365.
“Nós fizemos isso várias vezes, quando voei da Carolina do Norte para o Arizona ou para San Diego ou Key West, com apenas o apoio de reabastecimento aéreo com o KC-130. Temos também a capacidade de realizar missões de ajuda humaitária. Com a capacidade de auto-implantação, podemos partir dos Estados Unidos e ir a qualquer lugar que realmente precisam de nós.”
Um MV-22 Osprey dos Marines sobrevoa a área montanhosa de Belize, durante treinamento operacional. (Foto: Lance Cpl. Scott L. Tomaszycki / U.S. Marine Corps)
Após chegar em Belize, o VMM-365 começou a treinar os pilotos para voar em combate em ambientes onde eles mais uma vez provaram a sua utilidade. Os pilotos praticaram desembarques em áreas com zonas de pouso confinadas na selva de Belize e nas Montanhas Maya. Isso pode ser difícil, porque os pilotos têm que desviar de obstáculos como árvores na selva. Nas montanhas, eles não podem dar ao luxo de superação de uma zona de pouso por causa da colinas íngremes que cercam a área.
Os pilotos também praticaram voos táticos de baixa altitude e técnicas de evasão para evitar o fogo inimigo. Devido ao fato do Osprey ser mais rápido, mais manobrável e poder voar mais alto, ele pode ser demonstrado como uma plataforma mais resistente em ambientes hostis. A necessidade de uma plataforma com maior sobrevivência de helicópteros do tipo foi recentemente destacado em 06 de agosto, quando 38 soldados a bordo de um helicóptero CH-47 Chinook foram mortos quando este foi derrubado por fogo inimigo.
De acordo com Benes, o Osprey foi construído para substituir o CH-46 Sea Knight, um helicóptero semelhante ao Chinook do Exército. Os helicópteros normalmente voam a 500 pés, enquanto o Osprey pode voar a 10.000 pés para transporte de tropas. Além disso, o Osprey pode voar a cerca de 280 nós, duas vezes mais rápido que um helicóptero normal, o que torna ele mais difícil de ser abatido em baixas altitudes.

Fonte:Cavok

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