quarta-feira, 13 de julho de 2011

Boeing EA-18G Growlers completam seu primeiro destacamento operacional de combate

Os jatos de guerra eletrônica EA-18G Growlers do Esquadrão de Ataque Eletrônico (VAQ) 123, os "Scorpions", realizam uma passagem sobre a Estação Naval de Whidbey Island, após chegarem de um destacamento de 8 meses nas operações no Afeganistão e Líbia. (Foto: Mass Communication Specialist 2nd Class Nardel Gervacio / U.S Navy)
As aeronaves de ataque eletrônico Boeing EA-18G Growlers operadas pelo esquadrão VAQ-132 da Marinha dos EUA com segurança retornou a sua base na Estação Naval de Whidbey Island, Washington, no dia 9 de julho, depois de completar um destacamento de oito meses, que incluiu combate nas operações junto as áreas de resonsabilidade do Comando Central dos EUA (CENTCOM) e do Comando dos EUA na África (AFRICOM).


Durante o destacamento, o pessoal e aeronaves do VAQ-132 foram apoiados pelo CENTCOM para as operações no Iraque antes da rápida transição para o AFRICOM, onde conduziram operações de apoio a OTAN na Líbia.

Adicionais aeronaves EA-18Gs foram destacadas para guerra eletrônica com o esquadrão VAQ-141 a bordo do porta-aviões USS George HW Bush (CVN77), marcando o primeiro destacamento da aeronave de forma embarcada. O VAQ-141 deverá realizar missões de apoio no âmbito da Carrier Air Wing 8 no
Mediterrâneo e nas regiões do Golfo Pérsico.

Um terceiro esquadrão de ataque eletrônico, o VAQ-138, recentemente foi destacado para o local e ficará baseado em terra.

“É uma conquista muito emocionante para a Marinha e para a nossa nação ao ter os Growlers na frota. No prazo, no orçamento, e com o desempenho que se esperava, e o que estamos ouvindo da frota é que os jovens tenentes e tenentes comandantes que estão voando a aeronave estão, assim como nós pensamos, aproveitando as capacidades do Super Hornet Block 2 para tornar o jato mais eficaz”, disse o capitão Mark Darrah, gerente do programa F/A-18 e EA-18G (PMA-265). “Estamos ansiosos por mais feedbacks da frota, a fim de continuar a desenvolver as capacidades para a aeronave.”

O EA-18G é uma plataforma de combate aéreo que proporciona um total espectro de ataque eletrônico aéreo (AEA), juntamente com a capacidade de segmentação e de auto-defesa, derivadas dos principais caças de combate da Marinha, os F/A-18E/F Block II Super Hornet. Derivado da versão biplace F/A-18F Bloco II, o design altamente flexível do EA-18G capacita combatentes para operar a partir do convés de um porta-aviões ou de aeroportos terrestres. É a substituição da atual plataforma AEA da Marinha dos EUA, o Prowler EA-6B, que tem estado em serviço desde 1971. O EA-18G juntou-se a frota de aeronaves da Marinha em 2008, quando foi introduzido a frota de treinamento do esquadrão VAQ-129.

Fonte:Cavok

Nenhum comentário: